Você está visualizando atualmente Janeiro Branco: conheça a campanha voltada para a saúde mental
Conheça a origem da campanha Janeiro Branco e o que ela preza (Imagem: Freepik)

Janeiro Branco: conheça a campanha voltada para a saúde mental

A nossa equipe de conteúdo preparou a matéria abaixo para o Strattner News, veículo interno da nossa cliente Strattner. Confira.

No início do ano, é comum que se tire um momento para refletir sobre os objetivos a serem alcançados nos próximos meses, pensando no bem-estar e no desenvolvimento pessoal. É nesse sentido que a campanha Janeiro Branco visa alcançar as pessoas, chamando a atenção dos indivíduos, das autoridades e das instituições para tudo o que diz respeito ao universo da saúde mental, destacando a importância da pauta para a vida de todos.

A iniciativa foi criada em 2014, idealizada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, que saiu nas ruas de Uberlândia, com outros profissionais do setor, para conversar com pessoas e apresentar às organizações o tema. Em 2023, a campanha chega a sua 10ª edição, e tem como lema “A vida pede equilíbrio”.

A saúde mental se tornou uma discussão ainda mais importante após a pandemia da COVID-19, quando as necessidades psicológicas ficaram urgentes diante do cenário do isolamento, fundamental para combater o vírus. Em estudo realizado com mais de 40 mil participantes pela FIOCRUZ, em conjunto com outras universidades brasileiras, em 2020, 40% dos entrevistados apresentavam sentimentos constantes de tristeza e de depressão, outros 50% demonstravam ansiedade e nervosismo com frequência durante a pandemia. Tais sentimentos estiveram mais presentes entre adultos jovens, mulheres e pessoas com antecedente de depressão.

A Universidade de São Paulo (USP) descobriu, por meio de uma pesquisa feita em 11 países, que o Brasil liderou casos de ansiedade (63%) e depressão (59%). Em junho do ano passado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou a maior revisão mundial sobre saúde mental do século 21. O documento detalha um plano para diversos setores da sociedade aprofundarem o entendimento sobre o tema a fim de reformar os ambientes que influenciam o bem-estar de todos.

O Janeiro Branco visa reforçar a questão apontada pela OMS, criando conscientização sobre a temática por meio de palestras e workshops e, assim, combater o tabu que ainda cerca o assunto e incentivar mais pessoas a buscarem a ajuda que tanto precisam.