No momento, você está visualizando Volta às aulas: veja os benefícios de um currículo escolar diferenciado
Currículo escolar diferenciado proporciona desenvolvimento acadêmico e social (Imagem: Freepik)

Volta às aulas: veja os benefícios de um currículo escolar diferenciado

Uma das expectativas do início de ano para crianças, jovens e responsáveis é a retomada das aulas. Novos itens de estudo, colegas diferentes, série nova e meses pela frente de aprendizado fazem parte do processo. Em alguns casos, o recomeço pode ser um pouco mais complicado por conta do período sem rotina das férias. Porém, algumas instituições de ensino utilizam meios para tornar essa readaptação menos complicada, com atividades criativas e discussão de temas vivenciados fora do ambiente escolar que, há alguns anos, não fazia parte do programa de ensino.

Um currículo escolar nada mais é do que a distribuição dos conteúdos que serão estudados ao longo do ensino básico – 1º ano da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Médio – e das atividades que precisam ser executadas durante essa trajetória. A Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) estabelece uma série de Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), onde o objetivo é guiar a elaboração dos conteúdos programáticos das escolas no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Porém, com as novas demandas e complexidades do mercado de trabalho e da convivência em sociedade, por exemplo, esses currículos necessitaram iniciar uma reorganização.

[Como a leitura pode auxiliar na volta às aulas?]

Mudanças

Um dos primeiros passos foi dado com a proposta do Novo Ensino Médio, criada pela Lei nº 13.415/2017, responsável por alterar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no intuito de trazer mais flexibilidade ao currículo escolar. O projeto entrou em vigor no ano passado e, assim, os estudantes passaram a ter a possibilidade de escolher os caminhos formativos desejados através de um projeto interdisciplinar que os tornam protagonistas de sua aprendizagem. “O principal objetivo de um currículo escolar diferenciado é oferecer uma abordagem completa, proporcionando aos jovens benefícios que envolvem o desenvolvimento acadêmico e social”, comenta Matheus Louback, coordenador de inovações do Elite Rede de Ensino.

Currículo escolar diferenciado proporciona uma nova experiência ao aluno

O Elite, a maior rede de educação básica do país, está no portfólio de clientes da Usina da Comunicação há cinco anos. Com mais de 50 unidades espalhadas pelo Brasil e no DF, a rede oferece aos estudantes uma grade de disciplinas eletivas, que são ofertadas dentro do programa EAI (Ecossistema de Aprendizagem Inovador), uma nova solução pedagógica, baseada na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e nas diretrizes da educação brasileira. O Projeto teve início nas unidades da rede em 2021, antes mesmo do Novo Ensino Médio entrar em vigor, e possui como missão aprimorar e personalizar a aprendizagem dos alunos.

Conheça algumas disciplinas do EAI:

Plantão Esportivo: tem como objetivo ultrapassar o exercício físico em quadra ou em campo. Entre os temas estudados na disciplina estão “Esporte como fator para mudança social”, “Esporte e Economia”, “Da quadra às massas”, “Esporte e Saúde”, “E-sports”, “Novos Esportes”, “Mulheres no esporte”, “Doping” e “Jornalismo como carreira nos esportes”.

Democracia e Direitos Humanos: o intuito central é discutir os principais elementos e fundamentos do desenvolvimento histórico da construção dos direitos humanos. Além disso, as aulas proporcionam introdução sobre diferentes assuntos, como: cidadania, fenômeno jurídico, constituição, democracia, pluralismo e tolerância.

Desvendando Fake News:  a disciplina tem como foco fazer com que os estudantes coloquem a mão na massa nesse aprendizado e não apenas tenham contato com o assunto de forma superficial.  Nela, é apresentado o que são notícias falsas, como detectá-las e como combatê-las. O propósito é formar pessoas com cada vez mais senso crítico.