O retorno às aulas em 2022 ocorre em um período de dúvidas e inseguranças em relação ao contágio da COVID-19. Entretanto, o avanço da vacinação no Brasil – atualmente, 71,9% dos brasileiros tomaram as duas doses do imunizante – proporcionou a volta presencial e, com isso, os estudantes têm a chance de retomar as suas antigas rotinas de estudos. Como o período de férias traz a sensação de relaxamento, o pós-férias, no ambiente escolar, deve ser de readaptação, e a leitura é uma das ferramentas utilizadas pelos educadores a fim de acolher os alunos nesse início de ano letivo.
Com boas doses de emoção, magia e significados, os livros têm papel fundamental nas boas-vindas, pois com o auxílio deles os professores conseguem começar a focar nas atividades escolares. A Árvore, uma das maiores edtechs para educação básica no Brasil que oferece soluções de leitura digital, disponibiliza em sua plataforma diversos títulos que podem auxiliar nessa retomada tão importante. “A leitura tem um papel fundamental no acolhimento, pois faz com que os alunos reflitam sobre suas bagagens culturais e tenham acesso a um mundo de possibilidades, encarando, por meio do convite à aventura, um novo ano repleto de desafios, conquistas e muito conhecimento”, detalha Taíza dos Santos, professora de língua portuguesa da Escola Estadual Eliza Saretta Sutilli, de Nova Alvorada, Rio Grande do Sul. Os estudantes do município gaúcho têm à disposição mais de 30 mil livros do streaming de leitura.
De acordo com Letícia Reina, gestora educacional da Árvore, acolher e escutar os alunos na volta às aulas é fundamental para criar elo afetivo na escola. “O vínculo entre o educador e o estudante é o ponto de partida. A prática de contação de histórias, leituras compartilhadas e rodas de conversas podem ser interessantes para o início dessa rede de afeto, pois as relações de ensino e de aprendizagem acontecem de forma significativa. Dessa forma, a leitura pode espalhar as sementes da amizade e do respeito”, comenta a gestora.
Observação, reflexão e empatia
Os títulos trabalhados são selecionados especialmente para o momento dessa retomada. Por meio do ambiente digital, os alunos fazem a leitura, compartilham os trechos que acham mais relevantes e discutem sobre os temas. A obra “Zélia”, de Cristelle Vallat e Sthéphanie Augusseau, permite levar à sala de aula a importância do diálogo, da troca e entrar na brincadeira da escuta, proposta pela personagem ao longo da história. Já o título “O que você carrega em sua mochila?”, de Andrea Farioli, tem o objetivo de promover a observação dos diferentes pontos de vista sobre a jornada pessoal e refletir sobre os itens que cada um carrega em sua mochila, dividindo conhecimentos e conhecendo os colegas. O livro “Está em nossa frente, mas não vemos”, de Ulisses Moroni Júnior, explora a empatia. Enquanto o “Dono do Tempo”, de Bruno Fontes, ajuda na reflexão sobre como fazer a gestão do tempo. “A leitura auxilia em todas as etapas de ensino, por meio dela é possível viver grandes experiências e avançar em um mundo de novas oportunidades. Quem lê voa, sonha e vive um mundo de magia e descobertas”, salienta a professora Taíza dos Santos.
Sobre a Árvore
A Árvore é uma solução de leitura digital para instituições públicas e privadas, que tem o objetivo de potencializar a educação e formar cada vez mais leitores no Brasil. Conta com mais de 30 mil títulos e conteúdo de atualidades, sendo uma das maiores edtechs para educação básica do Brasil. A contratação das soluções é feita através de assinaturas por meio da escola ou da instituição, conforme o número de usuários que utilizarão o serviço. Os selos Árvore Livros e Árvore Atualidades utilizam a gamificação para ampliar a frequência de leitura, unindo aprendizagem e jogos. Com um acervo diversificado e atraente, o ambiente virtual também oferece suporte pedagógico aos educadores, sequências didáticas, atividades, relatórios e trilhas de leitura alinhadas à BNCC.