Moderna, a TV Corporativa é um canal de comunicação de bastante importância nas empresas. É uma das alternativas para substituir os tradicionais jornais institucionais ou murais de notícias, que já não prendem a atenção das pessoas como antes. A TV corporativa chegou para promover ainda mais facilidade na hora de informar os colaboradores sobre as principais novidades ou avisos da companhia. Dinâmica e atrativa é uma peça-chave nas organizações. Ela também pode ser um canal de comunicação ao público externo.
De acordo com uma pesquisa feita pela Spot Auditoria e Pesquisa de Mídia, através da veiculação de uma mesma notícia em três diferentes formatos – TV, rádio e impresso, as pessoas que receberam as novidades via TV corporativa lembraram de 70% da mensagem após algumas semanas. Já entre os que receberam via rádio lembraram de 30% das informações, enquanto quem recebeu por impresso lembrou apenas de 20% do conteúdo.
O que é a TV Corporativa?
Como adiantamos, a TV Corporativa tem como principal objetivo manter os colaboradores da empresa informados sobre as novidades, avisos gerais, atividades diferenciadas, lançamentos e demais assuntos que sejam pertinentes ao negócio. Para facilitar a visualização de todos os membros da companhia, ela costuma ser instalada em corredores ou locais de fácil visualização, como refeitórios. É importante lembrar que a TV corporativa também tem como função promover a integração dos colaboradores, incentivar metas e fazer o alinhamento de informações dentro da empresa.
3 dicas para implementar a TV corporativa na sua empresa
Agora que você já sabe o que é e para que serve a TV corporativa, chegou o momento de conferir algumas dicas para começar a usar esse meio de comunicação na sua companhia.
1 – Use uma linguagem clara e objetiva
Ir direto ao ponto e usar um linguajar de fácil entendimento é essencial para que todos os integrantes do seu time compreendam a mensagem com clareza. Mesmo que a companhia seja um ambiente formal, opte sempre por uma mensagem com palavras simples e objetivas.
2 – Mantenha a grade dinâmica
Varie no conteúdo que será exibido. Trazer mais do mesmo fará com que o colaborador perca o interesse pelo canal. Por isso, intercale informações corporativas com assuntos mais gerais, como previsão do tempo, notícias do dia e até mesmo um convite para um happy hour da empresa. Usar hashtags, vídeos ou gifs faz com que o conteúdo seja mais divertido e proporciona maior fixação da mensagem. Fique atento às tendências do momento e faça uso de referências. Entretanto, tenha moderação e considere a identidade visual da empresa.
3 – Humanize a TV corporativa
Trazer profissionais da própria empresa para contar uma novidade em formato de vídeo proporciona uma maior identificação dos colaboradores. Afinal, amanhã ou depois pode ser ele falando naquele espaço também. Tornar os integrantes da companhia protagonistas da TV corporativa amplia o senso de pertencimento e aumenta o engajamento.