No mundo contemporâneo, a tecnologia e a facilidade da comunicação digital estão em constante atualização. E, com elas, as redes sociais se tornaram ferramentas essenciais para a interação entre todo o mundo.
O imediatismo das informações e o ritmo acelerado da rotina das pessoas têm exigido novos formatos de comunicação. O interesse e o tempo para leituras longas está se perdendo e dá lugar para imagens, artes e vídeos. Por isso, hoje, vemos redes e plataformas voltadas para recursos com apelo mais visual a textual.
Atualmente, o TikTok – aplicativo de mídia criado para vídeos curtos gravados na vertical – é a ferramenta preferida das novas gerações e, consequentemente, uma grande inspiração para as redes sociais.
TikTok em números
Fundado em 2016 pelo engenheiro de software chinês Zhang Yiming, o TikTok atingiu a marca de 3,5 bilhões de downloads no mundo inteiro desde o seu lançamento, segundo o relatório do Sensor Tower, divulgado em abril deste ano.
Apenas no Brasil, de acordo com o DataReportal, o app alcançou o número de 74,1 milhões de usuários ativos no início do ano. É importante lembrar que o TikTok é a primeira ferramenta de comunicação não pertencente ao Facebook a alcançar tais números.
Influência do TikTok para as outras redes sociais
O TikTok chegou ao auge no Brasil durante a pandemia, quando se mostrou como uma forma de entretenimento durante o isolamento social. Entretanto, o que antes era visto como app de dancinhas ou dublagens engraçadas, tornou-se um ambiente para apresentar a rotina das pessoas, dar dicas de limpeza, falar sobre moda, investimentos ou economia, apresentar receitas, ensinar truques de edição de foto e muito mais. E a chave do sucesso é: o conteúdo em vídeo, gravado na vertical e de fácil entendimento.
Segundo a AE Digital, as produções em vídeo seguem em crescimento contínuo no ambiente digital. Em linha com a agência, 80% dos conteúdos disponíveis on-line são vídeos. E, ainda, o formato de gravação na vertical tem um potencial de alcance 13,8% maior do que na horizontal, e 90% maior em relação à publicação de fotos, o que favorece o sucesso da plataforma.
Outro ponto que vale ser mencionado é que o consumo de vídeos da geração Z (pessoas nascidas entre 1995 e 2010) é de três horas diárias. Portanto, a fim de acompanhar as mudanças e caminhar para o mesmo sucesso do app, as redes sociais estão mudando seus formatos para algo similar ao TikTok.
O Instagram, por exemplo, tem priorizado o alcance de vídeos e deixado os posts com fotos em segundo lugar. Para isso, aumentou o tempo de duração dos reels, calibrou os algoritmos e fez melhorias nos stories, tudo em função de uma entrega audiovisual maior e melhor.
Quem também não ficou de fora da corrida para se modernizar e buscar a popularidade foi o Facebook. O app que antes tinha o objetivo de ser o centro de conexões entre amigos e conhecidos, agora possui um feed repleto de vídeos e fotos postados em diversas regiões do mundo e não apenas do ciclo de amigos.
Até mesmo o YouTube, plataforma de vídeos mais famosa do mundo, se rendeu ao estilo. Agora, a rede social também investe na publicação de shorts, vídeos curtos gravados na horizontal, que já estão presentes em outras redes sociais.
Tal movimento mostra que, hoje, para alcançar o público-alvo e gerar engajamento ao seu negócio, é necessário seguir o formato que gera maior probabilidade de alcance. Afinal, é preciso ser resiliente e se adaptar às mudanças para que o seu negócio tenha sucesso e prospere.