Você está visualizando atualmente Tendências de comunicação para 2024: confira as principais!
Separamos as tendências de comunicação para 2024. Inteligência artificial e foco nos princípios ESG são alguns dos destaques (Imagem: Freepik)

Tendências de comunicação para 2024: confira as principais!

O ano novo chegou e, como todo início de ciclo, sempre vem aquela pergunta: como me preparar para esta nova etapa? Quando o assunto tem relação com o nosso mercado, algumas tendências de comunicação para 2024 já começaram a se desenhar em 2023. E, com certeza, vão dominar ainda mais a nossa atuação daqui em diante.

A fim de que você construa um planejamento com foco em bons resultados, separamos três pontos que devem ser os principais focos da área no ano que se inicia.

Primeira tendência de comunicação: Inteligência artificial

Com o avanço das novas tecnologias, esse novo modelo foi a grande novidade do ano passado, em especial pelo trabalho que o Chat GPT se mostrou capaz de fazer. Para quem não sabe, a inteligência artificial generativa é aquela capaz de criar novos conteúdos, como textos, imagens, vídeos e outras produções.

O grande desafio é como moldar a atuação dessas ferramentas com o objetivo de que elas sejam aliadas e não substituam o trabalho humano. Até este momento, essas novas funcionalidades oferecem soluções com base em dados já conhecidos, ou seja, elas são capazes de reunir algo que já existe, mas não criar uma solução totalmente nova. Por isso, uma possibilidade a fim de vencer o avanço das máquinas é ser criativo e estratégico. Tenha essas duas palavras em mente para 2024.

Comunicação voltada aos princípios ESG é tendência para 2024

A segunda das principais tendências de comunicação para 2024 é a comunicação voltada aos princípios ESG. A sigla, em inglês, se refere a governança ambiental, social e corporativa e tem foco na comunicação direcionada para causas. Além das instituições independentes, essa área se tornou um foco de atuação das empresas, que passaram a investir recursos em ações com foco em questões voltadas ao impacto causado pelas mesmas.

Com isso, cresceu também a necessidade de ter uma comunicação voltada nessa área, mais especializada e que entenda as necessidades de contar histórias com essas características ao público de tais corporações e das instituições que trabalham na gestão direta das atividades.

Audiovisual e interatividade

A terceira e última das tendências de comunicação para 2024 desta lista é a combinação entre produção audiovisual e interatividade. Não é novidade que as plataformas de mídias sociais, como Instagram e TikTok, privilegiam as produções em vídeo, isso sem falar na força do YouTube.

Neste ano, o esperado é que o conteúdo interativo ganhe ainda mais destaque, engajando, gerando repercussão e visibilidade às marcas e pessoas que concentrem seus esforços nesses pilares. Essa mesma receita já fez sucesso nos anos anteriores, mas agora, com a conexão 5G crescendo em todo o país, devemos vivenciar uma explosão desse tipo de conteúdo.

Estar inteirado sobre as principais tendências da comunicação para 2024 é uma forma inteligente na construção da reputação da sua marca no ano que está começando e aumentando o engajamento com o seu público. Lembre-se, também, sempre que uma comunicação bem feita é garantia de bons resultados em outras áreas do seu negócio.