Você está visualizando atualmente Inteligência artificial e jornalismo: uma combinação vantajosa, mas que exige cuidado
Ao ser utilizada com atenção, a inteligência artificial se torna bastante útil (Imagem: Freepik)

Inteligência artificial e jornalismo: uma combinação vantajosa, mas que exige cuidado

O uso da inteligência artificial no jornalismo ainda é tema de muitos debates. Afinal, sempre que uma nova tecnologia surge, ela desperta fascínio e apreensão. Enquanto uns apontam os benefícios de suas funcionalidades, outros chamam a atenção para os seus perigos e desvantagens.

O fato é que esse recurso se tornou bastante presente na realidade da comunicação. Uma pesquisa da Associação Mundial de Editores de Notícias (Wan-Ifra) mostra que, ao redor do mundo, cerca de 50% das redações usam inteligência artificial para otimizar ou até substituir o trabalho de profissionais, o que pode ser bastante sensível, em especial, no que tange à apuração.

Inteligência artificial traz celeridade ao trabalho do jornalista

Antes de produzir qualquer tipo de conteúdo, o bom jornalista respeita a fase de apuração. Ou seja, pesquisa a fundo sobre o tema que será trabalhado. Nesse sentido, a inteligência artificial pode ser bastante útil. Ferramentas como o ChatGPT (OpenAI), por exemplo, conseguem fornecer resumos completos sobre os mais variados temas, desde fatos históricos a conteúdos virais das redes sociais. Além de ser proveitoso, traz celeridade ao trabalho.

Outra vantagem é a utilização de programas com IA na transcrição de conteúdos. Os profissionais que fazem o uso de gravadores no seu dia a dia de trabalho para registrar palestras e entrevistas, por exemplo, encontram nessa funcionalidade uma excelente contribuição.

Quando o assunto é tradução, a inovação também se faz presente. Há softwares capazes de traduzirem uma fala instantaneamente, auxiliando a comunicação entre pessoas de diferentes nacionalidades. Para correspondentes e entrevistas internacionais, é uma mão na roda.

O uso de inteligência artificial no jornalismo requer cuidado

Cada vez mais presente em nosso cotidiano, a IA se tornou sinônimo de revolução em um mundo global e totalmente conectado. A Alexa (Amazon), a Siri (Apple) e a BIA (Bradesco) são bons exemplos. Entretanto, apesar das suas inúmeras vantagens, o uso de inteligência artificial requer cuidado e atenção.

Abaixo, estão algumas dicas importantes para aqueles que pretendem fazer o uso desta tecnologia:

  • Atentar-se a seriedade da ferramenta ou plataforma a ser utilizada;
  • Estar atualizado sobre as regras de LGPD;
  • Checar toda e qualquer informação proveniente de inteligência artificial;
  • Utilizar o texto produzido por IA apenas como inspiração. Conteúdos originais são mais valorizados e refletem a autenticidade de quem os produz;
  • Entender as Limitações da IA;
  • Checar a autoria do conteúdo;
  • Ouvir especialistas em tecnologia e seguir as suas orientações;
  • Por fim, inteligência artificial também erra. Portanto, fique atento!