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Saber as novidades é importante para planejar a sua comunicação e se manter atualizado (Imagem: Freepik)

Conheça 5 tendências de comunicação para ficar de olho em 2023

O mundo está em constante mudança, e isso é especialmente válido no campo da comunicação por possuir um ritmo acelerado de transformações. O que era essencial há um ano, hoje, pode não ser mais tão relevante. Por isso, é preciso estar atento para não se perder nas novidades e ficar para trás nas tendências.

De acordo com Philip Kotler, um dos maiores especialistas de marketing do mundo,  uma tendência é uma direção ou uma sequência de eventos capazes de determinar um impulso e um rumo. Ela surge a partir das movimentações dos consumidores e dos mercados, e pode ser determinada com base em pesquisas e estudos que observam o comportamento do público.

Ter consciência das tendências que estão por vir é vital para planejar a sua estratégia de comunicação, de modo a alcançar mais pessoas. A Usina da Comunicação separou algumas ideias para você ficar antenado neste ano.

5 possíveis tendências de comunicação para 2023

1 – Conteúdos audiovisuais curtos

O TikTok veio para ficar, e outras redes também apostaram em formatos similares, como o Instagram apresentando os reels, e o YouTube com os shorts. Como consequência, a atenção das pessoas está cada vez mais fragmentada, dando preferência para esse tipo de conteúdo.

Há uma demanda por vídeos concisos, cuja mensagem precisa caber no reduzido espaço de tempo oferecido por essas plataformas. Vale apostar na criatividade e na agilidade para melhor atender as vontades dos consumidores.

[Ano Novo, planejamento novo: entenda a importância de programar a sua comunicação]

2 – Diversidade e Sustentabilidade

Com as mudanças climáticas cada vez mais evidentes, a pauta ambiental não pode ser ignorada. Ao longo do ano, será importante que as marcas se posicionem a favor de posturas sustentáveis e assumam compromissos para demonstrar que a empresa leva o assunto a sério.

O mesmo vale para o campo da equidade, cuja falta o consumidor faz questão de apontar. Legende seus vídeos para que mais pessoas possam ter acesso ao conteúdo, crie materiais ilustrados por pessoas reais e de diferentes etnias, origens, cores, gêneros, orientações sexuais e capacidades. O quadro de colaboradores também deve ser inclusivo.

3 – Uso de dados

Uma das tendências para 2023 é que os dados sejam cada vez mais responsáveis por guiar as campanhas de marketing, ajudando as marcas a realizarem ações de comunicação mais assertivas. Fique atento às pesquisas relacionadas ao comportamento do consumidor e similares e, se possível, encomende estudos. Fuja do achismo para construir suas estratégias e vise uma base sólida para executar seus planos.

4 – Uso de voz

As tecnologias de pesquisa de voz ainda estão nos seus estágios iniciais, mas já é possível ver sua expansão. Aparelhos como Alexa, da Amazon, estão caindo no gosto dos consumidores, e quase todo celular pode ser acionado com um “Oi, Google” ou “Hey, Siri”, e até mesmo algumas televisões contam com a ferramenta. Além da praticidade, a busca por voz também é mais acessível para pessoas com deficiência visual, baixa visão ou com baixa escolaridade.

Logo, é importante pensar em serviços e materiais que sejam acessíveis pelo uso da voz, oferecendo opção de chatbots que funcionem tanto por áudio, como por texto.

5 – Marketing de Influência

Não é novidade: os influenciadores tem marcado presença na comunicação e assumiram o papel de embaixadores de determinadas marcas, tornando-se um importante ponto de contato do público com a empresa. Essa tendência irá continuar, mas é preciso estar atento na hora de escolher os rostos que irão representar a sua companhia. Não basta escolher o influenciador mais popular, ele deve compartilhar os mesmos valores que você deseja divulgar.

Outro ponto é o uso de nano-influenciadores, pessoas que possuem entre mil e dez mil seguidores, com grande poder sobre seus seguidores, justamente por serem mais próximos da audiência, devido ao número reduzido.

E aí? Você já estava por dentro dessas tendências?