Para se comunicar bem, é preciso saber o que dizer e como dizer. Em tempos onde qualquer pessoa com um celular pode produzir conteúdo, é fundamental conhecer estratégias para destacar e entregar algo que apresente e diferencie a imagem do seu negócio dos demais.Realizar um bom planejamento de comunicação é vital para que isso aconteça. Com tal prática, é possível construir uma marca sólida e reduzir as chances de erros nas ações pretendidas.
4 motivos para fazer um planejamento estratégico
Se você quer saber mais sobre o assunto para começar 2023 de forma organizada, confira quatro motivos para elaborar um planejamento de comunicação.
1 – Ajuda a posicionar a marca
Um bom planejamento pode fortalecer o posicionamento da sua empresa. Mapeando os conteúdos com antecedência, é possível definir previamente quais temas são importantes para a sua imagem. Se uma companhia deseja associar o seu produto à prática de exercícios físicos, por exemplo, essa é uma pauta que deve ser trabalhada com frequência nas redes sociais, para que os consumidores passem a conectar as duas coisas, influenciando sua percepção.
Por esse motivo, o plano de comunicação ajuda a definir os valores que essas marcas acreditam e, consequentemente, a identificar os pontos de contato que podem ser compartilhados entre o negócio e os clientes.
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2 – Visibilidade
Na era da internet, o ambiente digital é de extrema importância, por ser um espaço que alcança milhares de pessoas todos os dias. O Brasil ocupa a terceira posição no ranking entre os países que mais utiliza as redes sociais e, assim, as empresas precisam desenvolver estratégias que viabilizem os usuários da internet. O plano de comunicação mapeia os principais canais para a transmissão das mensagens, incluindo as mídias e redes sociais.
Em alguns casos, o empreendimento pode focar, especialmente, no marketing voltado para web, devido ao baixo custo da estratégia, em comparação com outros métodos de divulgação, como propagandas em TV, rádios, revistas, entre outros.
O plano de comunicação é fundamental nesse sentido, pois ele irá demonstrar qual é o melhor meio de publicidade, segundo as necessidades da empresa.
3 – Avaliar o desempenho
Parte do planejamento envolve definir os objetivos a serem alcançados com os conteúdos. Com essa organização, é possível medir de forma mais precisa o desempenho dos materiais publicados. E, ainda, investir de maneira mais assertiva nos canais onde a empresa tem um maior retorno ou que precisa se empenhar mais.
Além disso, ao avaliar a performance, você consegue reformular o seu planejamento, corrigindo as ações que não estejam apresentando o rendimento esperado.
4 – Maior margem para trabalhar datas sazonais
O calendário brasileiro possui uma série de datas comemorativas, algumas mais famosas que outras, mas sempre úteis para conteúdos. Observe quais eventos se alinham com os valores e objetivos de sua empresa e faça proveito deles. Dias especiais também são uma ótima estratégia para SEO, fazendo com que seu conteúdo possa ser encontrado com mais facilidade.
Fazer um planejamento é essencial. Não negligencie essa importante etapa para a comunicação da sua empresa.