Muito falado por quem trabalha nas áreas de Comunicação e Marketing, o Search Engine Optimization (SEO) é, basicamente, uma ferramenta capaz de posicionar o conteúdo de sites e blogs nas páginas do Google. Entretanto, para aplicar tais técnicas é necessário um conhecimento aprofundado sobre como funciona o buscador mais usado do mundo e quais as características um texto deve ter para atender as suas exigências.
Empresas especializadas no assunto, como a Usina da Comunicação, podem te ajudar na produção de conteúdo com esse objetivo, pois além de selecionar as palavras-chave com maior volume de buscas, elabora os textos dentro dos padrões estabelecidos para o ranqueamento.
O que é SEO e para que ele serve?
Como adiantamos, o SEO é, em tradução livre, a otimização de mecanismos de busca. Seu principal objetivo é melhorar a performance dos conteúdos a fim de alcançar uma boa posição nos resultados do Google em meio às milhares de páginas que são publicadas diariamente. Mas, como ele faz isso?
O SEO utiliza um conjunto de técnicas para influenciar os algoritmos dos buscadores a definirem o ranking de uma página para determinado termo pesquisado, ou seja, uma palavra-chave.
Na prática, o que uma empresa deseja é, através dessa estratégia, tornar o seu blog ou site o primeiro resultado na busca dos leitores para um determinado tema do seu nicho. E, consequentemente, se tornar referência no assunto.
5 dicas básicas de SEO para colocar em prática
O Google tem mais de 200 fatores de ranqueamento, mas nem todos são voltados para conteúdo. Confira abaixo algumas dicas para colocar em prática agora mesmo nas suas produções.
Defina a palavra-chave a ser usada
O primeiro passo para uma estratégia de SEO é ter a palavra-chave bem definida. Para isso, faça buscas em sites ou ferramentas voltadas para esse fim. Na hora de escolher, pense no seu cliente e no que irá despertar o interesse dele. As palavras-chave são os termos que os usuários irão digitar no campo de buscas do Google, portanto é fundamental ser assertivo para gerar mais visitas.
Conteúdo de relevância
Fundamental em qualquer texto, o conteúdo de relevância é essencial para atrair a atenção do leitor. Para isso, produza um artigo com informações úteis, que atendam às demandas do usuário e respondam as suas dúvidas. Tal característica agrega maior confiança das pessoas no seu portal e faz com que elas retornem.
Escaneabilidade
Textos demasiadamente longos e com frases muito extensas podem fazer com o que usuário perca o interesse na leitura. Por isso, use frases diretas, palavras simples e parágrafos curtos. Além disso, sempre que possível, destaque termos em negrito e use bullet-points para ajudar a saltar os olhos dos leitores na hora do escaneamento do texto.
Use imagens
De acordo com uma análise feita pelo Semrush, em 2021, com mais de 1.200.000 posts, artigos com pelo menos uma imagem recebem 4x mais tráfego e 1,5x mais compartilhamentos. Já as produções sem vídeos, possuem 92% menos tráfego e 24% menos compartilhamentos do que os posts com pelo menos um vídeo. Dê preferência às imagens produzidas por você e sua equipe. Caso não tenha um time especializado, faça uso de fotos de bancos que sejam mais humanizadas. Mas não se esqueça: ela precisa ter a palavra-chave do conteúdo como o texto alternativo (ou Alt Text), pois isso ajudará a ranquear na pesquisa de Imagens do Google.
Faça uso de intertítulos
Ao montar um texto, lembre-se que a organização facilita a visualização do usuário. Portanto, ao dividir o conteúdo em H1, H2 e H3, por exemplo, você separa os tópicos do tema central em divisões, o que aumenta a escaneabilidade e a legibilidade, numa espécie de índice do texto. Ainda de acordo com o levantamento feito pelo Semrush, 56% dos artigos que usam H2, H3 e H4 têm melhor desempenho e engajamento.