A melhor data de vendas do ano chegou, o Natal, e o otimismo do comércio e da indústria é grande. Neste ano, o consumidor vai além dos presentes, também buscará viagens, alimentos e serviços. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados (Abimapi), o setor espera um crescimento de 3% a 5% no volume de vendas e de 5% a 8% no faturamento de panetones em 2024 nas festas de fim de ano. De acordo com o Portal E-Commerce Brasil, as categorias mais procuradas devem ser eletrônicos, itens personalizados, produtos voltados para o bem-estar e artigos de decoração para o lar.
O especialista em vendas e gestão empresarial e CEO da Consultoria MR16, Marcelo Reis, inclui os itens de vestuário e brinquedos na lista. “A grande diferença em relação às demais datas sazonais é que o Natal abrange um leque de opções, tendo venda em todos os segmentos. A dificuldade é a competição acirrada, uma vez que o consumidor não tem dinheiro infinito. Caso ele adquira uma televisão, provavelmente deixará de comprar no vestuário, pois precisa escolher onde utilizar melhor o recurso. Portanto, o cliente tem de ser atraído o quanto antes, a fim de evitar que o dinheiro fique na concorrência ou com outra categoria”.
Sobre o perfil dos presentes, Reis analisa. “Creio na busca de itens que caibam dentro do orçamento e, dependendo da comemoração, as lembrancinhas serão muito utilizadas. Mas, acredito que entre os membros mais próximos das famílias, o comprador tenda a optar por uma faixa de produtos mais robusta”.
Evite compras de presentes de última hora, esta é uma das dicas que Marcelo Reis dá aos fregueses. “O planejamento é importante, pesquise on-line e fisicamente, realize uma estimativa para evitar gastos por impulso e não ficar arrependido em janeiro. Faça uma lista de quem presentear e qual será o tipo de presente (alto valor, médio valor ou lembrancinha). Fuja da corrida de última hora, porque, geralmente, é o momento em que as pessoas desembolsam mais do que devem e adquirem o desnecessário”.
Para os varejistas terem sucesso, o especialista dá o direcionamento. “Preparação é o caminho. Se estruture e entenda o seu cliente. Nada mais preciso do que a venda direta à pessoa, pois há o insumo da informação na mão. O comerciante pode perguntar ao freguês, entender seus hábitos de consumo e a vontade dele gastar ou não. Utilize os vendedores a fim de que questionem os clientes ou mesmo já comecem promoções atrativas em uma compra futura. Antecipar a demanda, mostrar os produtos, fazer boas promoções utilizando bem as redes sociais e a imprensa são sempre ações colaborativas. Ter profissionais bem treinados e preparados é fundamental. O pequeno varejista tem de divulgar os seus itens, capturar a atenção do comprador e oferecer um atendimento diferenciado”.
Panetones como opção de presentes para todos os gostos
Para 2024, as fabricantes acreditam em novos sabores, embalagens criativas e mais inovação em seus portfólios, prometendo agradar tanto os consumidores tradicionais quanto os que buscam diferentes experiências. “Independentemente de quanto gaste em produtos ou presentes, o freguês costuma consumir bem no setor de alimentos, incluindo bares e restaurantes. As famílias buscam celebração no momento próximo ao Natal e na ceia tendem a consumir ainda mais no segmento alimentício com produtos de qualidade e maior valor agregado”, comenta o CEO da Consultoria MR16.
Vagas temporárias, uma oportunidade de ouro
Esse período do ano apresenta ótimas chances de trabalho com as famosas vagas temporárias. Na visão do especialista em vendas e gestão empresarial é um momento propício de se recolocar e conquistar um emprego regular. “A orientação que sempre passo é: busque não apenas ser mais um número e estar ali pensando apenas no trabalho temporário. É importante se destacar, estudar, mostrar o seu valor, pois, nessas horas, o empregador está atento a quem mais se dedica e acaba efetivando ou lembrando dessa pessoa em uma oportunidade futura”.