A expectativa para o último trimestre do ano é animadora para os varejistas. E é fácil entender o porquê, as expressivas datas sazonais estão chegando. Em outubro, o Dia das Crianças, em novembro, a Black Friday e, por fim, em dezembro, a data mais esperada do ano e campeã de faturamento, o Natal. Além disso, a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE, aponta uma elevação das vendas no Brasil em julho, um aumento de 0,6% em relação ao mês anterior. Pernambuco apresentou um crescimento de 1,5%.
5 dicas de vendas para os comerciantes ficaram atentos
Marcelo Reis, especialista em vendas e gestão empresarial e CEO da Consultoria MR16, apresenta uma série de dicas aos comerciantes.
– Maximize o período atual: use este tempo a fim de estruturar suas campanhas de final de ano e treinar seu time de vendas. Fazer tudo de última hora pode dar vantagem aos concorrentes que se organizaram antes;
– Revise e otimize o estoque: promova a venda dos produtos sem saída. À medida que o ano avança será ainda mais desafiador vendê-los. Uma boa gestão de estoque é crucial para evitar excessos ou faltas que possam impactar suas vendas;
– Engaje-se com seus clientes: desenvolva campanhas de aproximação agora. Elas podem não gerar receitas imediatas, mas funcionarão como gatilhos nas futuras compras e facilitarão o processo de venda quando o cliente estiver pronto;
– Mantenha-se vigilante: observe atentamente o mercado e a concorrência. Não seja o último a começar sua preparação de final de ano. Esteja sempre um passo à frente;
– Faça uma análise de mercado detalhada: entenda o perfil das vendas de final de ano, o apetite do consumidor e seu fluxo de caixa. É preferível ser assertivo, baseando-se em dados concretos a ser meramente otimista ou pessimista, o que pode levar a perder oportunidades ou acumular estoques.