Independente das características da sua empresa, as marcas precisam estar o mais próximo possível dos seus consumidores em potencial. Afinal, em um mundo dominado pela concorrência, potencializada pela velocidade do digital, se manter relevante é importante para estar engajado com o seu público-alvo e fazer com que eles se sintam representados.
Pensando em auxiliar as organizações nessa estratégia, o marketing de conteúdo é uma ferramenta utilizada para gerar valor e converter o engajamento em vendas e/ou negócios. Conheça mais sobre o método!
O que é o marketing de conteúdo?
Com o objetivo de aumentar o portfólio de clientes, o marketing de conteúdo é uma estratégia pautada pela produção de materiais, relacionados à sua área de atuação, com o objetivo de despertar a atenção do seu público-alvo. Dessa forma, é possível criar autoridade para as instituições e promover identificação do consumidor, através de assuntos que sejam de seu interesse.
É importante ressaltar que independentemente do formato – texto, vídeo, imagem, dentre outros – os temas abordados precisam ser nativos, ou seja, originais, bem como possuir uma característica engajadora. Outro ponto relevante sobre o marketing de conteúdo é que o foco deve combinar o interesse do público com a venda de produtos e/ou serviços.
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Exemplo de marketing de conteúdo
Vamos supor que você seja sócio de uma agência de turismo. Para divulgar os seus pacotes, destinos com os quais trabalha e valores de passeios, uma estratégia do marketing de conteúdo é abordar temas variados sobre o segmento.
Produzir artigos, matérias, posts, podcasts, vídeos, dentre outros formatos, com materiais que falem sobre a importância do turismo para a economia, as vantagens de tirar férias, curiosidades sobre os pontos turísticos de uma determinada região ou até mesmo contar a história por trás de um monumento famoso farão com que o seu público-alvo enxergue valor nos materiais produzidos pela sua marca. Com isso, além de se conectarem com as informações compartilhadas, os clientes terão o seu negócio como referência em relação a um determinado tópico.
Vantagens do marketing de conteúdo
- Geração de valor para a marca/negócio;
- Aumento da visibilidade no digital;
- Contribui para tornar o seu negócio referência em determinado assunto ou segmento;
- Pode ajudar a ampliar a rede de clientes e possíveis parceiros, bem como a facilidade para adquiri-los.
Como implementá-lo no dia a dia do seu negócio?
Para implementar o marketing de conteúdo no seu negócio, é necessário dividir a estratégia em três etapas: planejamento, construção de materiais e avaliação dos resultados.
A fase de planejamento é muito importante. É nesse momento em que você deverá entender para quem você vai produzir o seu conteúdo e como irá distribuí-lo. Para isso, é necessário estudar a sua audiência e selecionar os melhores formatos e canais para alcançá-la.
Já a construção é o momento de colocar a mão na massa e, de fato, produzir o material. No caso dos perfis em mídias sociais, é importante manter uma frequência de publicação, para que não haja uma queda no engajamento. Outro ponto relevante é sempre pensar em conectar a sua marca/negócio ao assunto abordado, criando valor no imaginário do consumidor.
Para a etapa de avaliação dos resultados, você deve conhecer as métricas e estudar sobre os indicadores-chave de performance. O nível de engajamento deve ser apurado em cada canal de forma específica, onde serão checados, por exemplo, o número de compartilhamento em redes sociais, a quantidade de pageviews no site, os comentários em postagens, dentre outros.
Agora que você já está por dentro dos principais pontos relacionados ao marketing de conteúdo, que tal colocar essa estratégia em prática?