*Conteúdo produzido para a Revista Super Negócios, da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro
O uso da inteligência artificial (IA) já é uma realidade em diversos setores da economia. Seja para otimizar processos, melhorar o atendimento e a prestação de serviços ou potencializar o processamento de dados, essa tendência veio para ficar. Um levantamento global, feito pela IBM, mostra que 41% das empresas brasileiras utilizam alguma forma de IA em seu cotidiano.
O ChatGPT, por exemplo, é um assistente virtual lançado em 2022. Ele já conquistou o seu espaço e promete ser uma revolução tecnológica importante. No setor supermercadista e no varejo em geral, há uma série de quesitos nos quais essa ferramenta tem utilidade. Conheça quais são as 4 principais:
Melhoria de processos e customização no atendimento ao cliente
Segundo Luiz Barbieri, Consultor de Negócios e Coordenador do MBA de Gestão de Processos do Ibmec RJ, essa inovação tecnológica pode viabilizar a automação de processos internos e terceirizar atividades consideradas repetitivas e básicas. Para o atendimento ao cliente, ela contribui com a implementação do chatbot, utilizado a fim de responder aos questionamentos mais frequentes dos consumidores sobre os produtos e os serviços.
“A personalização de respostas comparativas, por exemplo, é um caminho, uma vez que elas podem ser programadas de acordo com as ideias oferecidas pela IA. Essa inteligência também consegue sugerir recomendações personalizadas de produtos com base nos retornos do cliente e em perguntas pré-determinadas, gerando informações relevantes sobre o perfil do consumidor”, explica.
Nesse sentido, o especialista orienta que a ferramenta seja integrada ao sistema de atendimento ao público, através do qual será possível fornecer informações sobre preço, promoções, formas de pagamento e outras dúvidas: “Julgo relevante a integração do ChatGPT aos sistemas de atendimento ao cliente, possibilitando que ele possa entrar em contato com o varejista e obter suporte em tempo real”.
Ajuda na descrição e informação de produtos
Outro benefício relevante do ChatGPT é a sua capacidade de auxiliar na descrição e informação de produtos. A tecnologia, um modelo de linguagem natural, pode ser programada para fornecer características, como: tamanho, cor, material e outras especificações. Além disso, ela consegue orientar o usuário quanto à aplicação, ao funcionamento e à manutenção.
Controle e monitoramento do estoque
Essa forma de IA é bastante útil para oferecer informações precisas relativas à disponibilidade de produtos no estoque. Ela também emite estimativas de tempo de entrega e atualizações sobre o status do pedido, o que é muito significativo para as lojas que atuam com delivery e/ou e-commerce.
“O resultado é uma incrível redução de tempo de espera do cliente ou fornecedor interno, além do aprimoramento natural da experiência de compra”, ressalta Barbieri.
Potencializa as vendas
A plataforma pode ser utilizada para potencializar as vendas das seguintes maneiras:
- Respostas ágeis ao cliente sobre preço, promoção, descontos, horários de funcionamento, dentre outras;
- Criação e envio de ofertas personalizadas a partir da experiência de consumo;
- Conversas em tempo real, principalmente, quando existe conexão com o sistema do supermercado;
- Vendas on-line, entregas e suporte de compras;
- Dicas de receitas para o consumidor que sempre compra um determinado produto (possibilidade de vendas relacionadas);
- Feedbacks com base na experiência dos clientes.
Embora útil, o uso da ferramenta requer cuidadosApesar do uso do ChatGPT ser bastante vantajoso, ele requer cuidados. Segundo Luiz Barbieri, é preciso estar atento às informações dos clientes, especialmente, no que tange aos aspectos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), visto que a tecnologia lida com o histórico de compras, as preferências de navegação e os dados pessoais dos consumidores. Além disso, é necessário ser cauteloso quanto à confiabilidade dos dados coletados. Caso contrário, existe o risco de gerar uma inteligência artificial sem credibilidade.