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Ferramenta de e-mail marketing possibilita atingir o consumidor de forma mais assertiva (Imagem: Freepik)

O impacto da automação na entrega do e-mail marketing

Muitos pensaram que o e-mail seria uma vítima da era digital, ofuscado por redes sociais e por novas tecnologias de comunicação. No entanto, ele não só sobreviveu como se tornou uma ferramenta essencial para os negócios. Sua capacidade de alcançar os clientes e criar conexões personalizadas faz do e-mail marketing um pilar indispensável na estratégia de marketing das empresas

De acordo com uma pesquisa feita pela Dinamize, plataforma de automação de marketing digital, terça, quarta e quinta-feira são os dias mais recomendados para o disparo de e-mails, pois possuem as maiores taxas de abertura. Desses três, terça-feira é o que tem o melhor desempenho. Além disso, o horário com maior visualização é o das 13h.

Automação e segmentação de e-mail marketing

Para o e-mail marketing alcançar o público-alvo e surtir o efeito desejado, ou seja, gerar a conversão e/ou a compra, é preciso fazer personalizações. E é nessa parte que entra o serviço de automação de marketing. Alguns exemplos de temas simples, mas que proporcionam um bom resultado são:

  • Boas-vindas no contato do e-commerce;
  • Carrinho abandonado;
  • Produtos de interesse;
  • Recompra;
  • Promoções de aniversário.

As automações geram um número maior de visualizações e cliques, já que são criadas com critérios relevantes para o público, com base nos produtos/serviços de interesse. Ainda de acordo com os dados levantados pela Dinamize, os e-mails personalizados têm até 32,84% a mais de visualizações do que os enviados de forma pontual. Já os cliques em links são 55,61% maiores

Além disso, segmentar os contatos é fundamental a fim de ter uma entrega com resultados positivos. Afinal, nem todas as pessoas têm os mesmos interesses. É preciso enviar conteúdo de valor para atingir o objetivo do seu negócio. Segundo a pesquisa, em 2019, 69,90% das marcas usavam algum tipo de segmento. Em 2023, esse número saltou para 88,74%

Dicas para o uso assertivo do e-mail marketing

Tenha em mente que compreender a sua base de clientes, os seus interesses e comportamentos é o primeiro passo para obter sucesso nas campanhas trabalhadas. Por isso, confira algumas alternativas com o objetivo de captar consumidores em potencial e manter os dados do seu público atualizados: 

  • Use formulários no e-commerce; 
  • Crie Landing Pages para ações pontuais; 
  • Faça uso de pop-ups em páginas com mais acessos;
  • Disponibilize um botão de WhatsApp para contato direto com o seu negócio;
  • Mantenha os clientes engajados através de programas de fidelidade e campanhas de aniversário.

A automação na entrega do e-mail marketing não apenas mantém a ferramenta relevante na era digital, mas, também, potencializa sua eficácia como opção de vendas. Personalizar e segmentar as mensagens são estratégias indispensáveis para alcançar o público-alvo com o conteúdo certo, no momento ideal, fortalecer a presença digital da sua marca e gerar vendas.