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O varejo tem a comunicação como uma das suas principais estratégias para estreitar as relações com o público-alvo e otimizar vendas.

Veja como a comunicação pode contribuir com as vendas no varejo

Hoje, a tecnologia está presente em boa parte da nossa rotina. Através dela, um novo mundo de possibilidades surgiu e, com isso, as empresas notaram que era preciso se inserirem nesse ambiente para criarem uma relação e uma comunicação mais próxima e fortalecida com o seu consumidor.

Diante da pandemia, essa realidade se intensificou e alguns fatores tornaram-se fundamentais no processo de decisão de compra, por exemplo. De acordo com a pesquisa realizada pela Ipsos, os brasileiros aumentaram suas compras on-line em 47%.  Nesse sentido, um aspecto que tem influenciado muito no momento da aquisição de um produto ou serviço é a experiência do cliente.

Segundo dados divulgados pelo estudo da Opinion Box, “Panorama da Experiência do Consumidor 2021”, 93% dos consumidores consideram a experiência como algo muito relevante durante a compra. Além disso, 82% já afirmaram gastar mais com marcas que ofereceram resultados positivos, enquanto 76% desconsideram empresas que não superam as suas expectativas.

A comunicação na jornada do cliente

Dentro da experiência do cliente, é importante pensar em todos os detalhes a fim de garantir que o consumidor se sinta confortável e motivado para adquirir aquilo que está sendo ofertado. A comunicação é uma forte aliada nesse quesito, e pode ser utilizada com diferentes estratégias.

Redes sociais

As redes sociais são ótimas para fidelizar e estreitar o relacionamento, além de permitirem a troca de feedbacks e, também, solucionarem possíveis dúvidas dos usuários. Mesmo que cada plataforma tenha públicos-alvo diferentes, os perfis devem manter uma comunicação unificada, ou seja, sustentarem o mesmo argumento e defenderem a mesma ideia.

Atendimento e conteúdo relevante

É preciso, ainda, transmitir confiança na hora de se comunicar com o público. Do gestor ao responsável pelas vendas ou pelo atendimento, todos devem estar cientes e seguros sobre os serviços ou produtos oferecidos pela empresa. Além disso, conteúdos com informações relevantes, objetivas e claras ajudam o cliente a construir uma imagem fortalecida sobre a instituição.

Comunicação visual

Uma boa comunicação visual é fundamental. É crucial que o espaço, seja ele on-line, como um site ou as redes sociais da marca, ou físico, como um stand ou uma loja, faça os consumidores se sentirem acolhidos e estimulados a adquirirem algum item. Atualmente, uma estratégia usada com frequência é o rebranding de marcas, que demonstra uma atenção da empresa às atualizações do mercado, às movimentações dos concorrentes, ao desejo e, ainda, ao interesse do público-alvo naquele momento. Além disso, essa prática funciona como uma renovação e uma novidade que pode instigar a curiosidade dos clientes.