Mudanças no algoritmo trarão novidades para usuários do aplicativo
O logotipo é uma representação visual que tem a finalidade de identificar uma marca. No processo criativo de desenvolvimento de um logo é fundamental que a empresa saiba levar à essa identidade os seus valores e os seus propósitos, pois o recurso é, também, uma forma de posicioná-la no mercado.
Com o passar dos anos, é natural que algumas empresas sintam a necessidade de modernizá-lo. As mudanças no mercado, os novos serviços agregados e, até mesmo, a vontade de reafirmar o seu posicionamento são algumas das razões que levam ao desejo de investir em nova forma de ser identificado. Tal processo requer um olhar para o presente e para o futuro, mas sem deixar de lado a sua essência e a sua história enquanto marca.
Em 2021, diversas empresas renovaram suas imagens e apostaram em novas identidades. Um ponto em comum foi a adoção de layouts mais modernos, minimalistas e refinados, tendências dos últimos anos.
Reestilização do logo da Usina da Comunicação
Em comemoração aos 15 anos da agência, a Usina criou uma identidade visual. Ao longo desse período, a “fábrica de ideias” modificou seu logo três vezes, mas foram pequenas adaptações. Agora, a nova marca é no estilo imagotipo, que une o logotipo em texto com um ícone. Dessa forma, novas formas de aplicações são disponibilizadas, incluindo a opção simplificada, onde apenas o símbolo aparece.
A nova identidade foi desenhada para representar evolução, conexão e modernidade. Com essa ação, a agência passa para o mercado o seu ideal: “respeitamos as nossas raízes, mas adoramos uma novidade”.
Burger King: de volta ao passado
O Burger King, do segmento de fast food, foi uma das empresas que modernizou sua aparência. A marca decidiu redesenhar seu logotipo utilizado desde anos 60 até os anos 90. Além disso, a empresa mudou completamente seu visual, desde letreiros, embalagens, paletas de cores, ilustrações, decorações e uniformes.
A ideia da marca é tornar a identidade moderna e, ao mesmo tempo, atemporal. A fonte e as formas utilizadas no logotipo final têm o objetivo de remeter aos sanduíches da rede de fast food’s, para que o consumidor sinta ainda mais vontade de consumir o produto.

Nubank: humanização em pequenas mudanças
Em maio, foi a vez do Nubank anunciar a sua nova identidade visual. O logotipo, passou, então, a contar apenas com o “Nu”, que era evidenciado na identidade anterior. Ele foi preenchido, suavizado e recebeu traços mais fluidos, que representam duas fitas viradas.
A ideia, com a mudança, é trazer modernidade, humanidade e movimento, para representar uma empresa que nunca irá deixar de evoluir.

Ponto: união entre o digital e o físico
Em abril, o Pontofrio anunciou uma mudança radical em sua identidade. Além do logotipo, a marca agora se apresenta como Ponto, que brinca com o novo slogan “direto ao Ponto”. A comunicação da empresa visa se tornar mais divertida e focada no digital, sem perder o cuidado com o público das lojas físicas.
A meta é conquistar uma parcela do público mais jovem e, para isso, foi preciso um salto grande dentro desse universo, onde a modernidade e a inovação são fundamentais. Além da mudança dos nomes, os pontos, presentes no logotipo, remetem a conexão ponto a ponto, objetivo proposto pela empresa. A paleta de cores também foi alterada, dando ênfase ao preto e laranja.
