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É preciso comunicar os clientes e orientá-los sobre a atualização na rotulagem nutricional (Foto: Freepik)

Como o varejo pode auxiliar o consumidor perante a atualização na rotulagem nutricional?

As novas regras para a rotulagem nutricional no país entraram em vigor há pouco mais de um mês, conforme estabelecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O objetivo, segundo o órgão regulador, é garantir mais transparência e segurança alimentar para o consumidor.

Embora a atenção aos rótulos no momento da compra seja essencial, o varejo possui um papel importante nesse processo. Flávio Graça, consultor de Segurança Sanitária da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), explica que os estabelecimentos devem auxiliar no esclarecimento de possíveis dúvidas por parte de seus clientes quanto ao que está escrito nos rótulos.

“Muitos temem que a sinalização afete as vendas. Porém, novas tendências de consumo devem surgir, o que faz necessária a atenção do varejista quanto à procura por produtos mais saudáveis e menos processados. Questionamentos sobre os teores de açúcar, sódio e gordura saturada são os mais comuns”, pontua.

Estabeleça uma comunicação clara com o cliente

Segundo o especialista, os varejistas devem estabelecer canais de comunicação com os seus clientes. Dessa forma, é possível, com o apoio de responsáveis técnicos, promover ações educativas nas lojas físicas e nas redes sociais. 

“É uma excelente oportunidade para o varejo reforçar a relação de confiança com o consumidor, trazendo transparência para as informações e deixando que o cliente faça as suas escolhas de forma consciente

esclarece Flávio.

Como se adaptar às novas regras de rotulagem nutricional?

Uma dica importante é atentar-se aos prazos. As novas regulamentações referentes à rotulagem e denominação de produtos possuem uma data limite de carência. Ou seja, devem ocorrer com um período para adaptação. 

Embora as regras incidam sobre os fabricantes de alimentos, os estabelecimentos, principalmente, aqueles que realizam o fracionamento dos produtos, devem estar atentos a essas mudanças. No Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, a ASSERJ comunica e orienta os supermercadistas por meio do corpo técnico.

Novas oportunidades para o varejo

A atualização na rotulagem nutricional é sinônimo de novas oportunidades aos varejistas. Mas, para isso, é preciso estar atento à mudança de comportamento do consumidor. Flávio reforça que os gestores devem focar nas transformações no padrão de consumo, que deve priorizar a busca por alimentos mais saudáveis. Legumes, frutas descascadas e/ou congeladas e polpas de sucos de fruta são exemplos de produtos que podem ser mais explorados.