You are currently viewing Espírito Santo oferece solução de leitura digital para mais de 228 mil alunos da rede pública estadual
Parceria entre a Secretaria de Educação do estado com a Árvore irá potencializar o processo educacional e facilitar o acesso de educadores e estudantes à leitura.

Espírito Santo oferece solução de leitura digital para mais de 228 mil alunos da rede pública estadual

O ano letivo de 2022 iniciou com uma importante novidade para os estudantes e os professores da rede pública estadual do Espírito Santo. Aproximadamente 40 mil educadores e mais de 228 mil alunos já têm à disposição a solução de leitura digital Árvore. O streaming de leitura é um estímulo aos novos hábitos em tempos de ensino híbrido e conta com mais de 30 mil livros de 600 editoras.

A expectativa é de que a disponibilidade da plataforma sirva de estímulo para a ampliação da cultura leitora dos alunos. “Não se trata apenas de uma biblioteca virtual, mas uma plataforma de monitoramento, na qual o professor pode propor leituras e verificar como anda a participação das suas turmas. Muitos estudantes não poderiam ter acesso a essa quantidade e variedade de títulos. É a democratização no acesso à leitura”, comenta Aleide Cristina de Camargo, assessora de apoio curricular da Secretaria de Educação do Espírito Santo.

plataforma digital, alinhada às ferramentas pedagógicas e de gamificação, que trazem elementos de jogos à aprendizagem, provoca o estudante a aprender ao mesmo tempo em que seu repertório cultural aumenta. Além disso, a Árvore também oferece suporte pedagógico aos educadores, sequências didáticas, relatórios de leitura e projetos temáticos que engajam os estudantes. É possível ainda realizar a leitura sem internet, viabilizando o acesso daqueles que possuem limitações de conexão. “Ficamos felizes em levar leitura para escolas de todos os estados país. Nossa missão é formar novos leitores e engajar crianças e adolescentes, de forma consistente e transformadora. Acreditamos que só a partir dos livros conseguimos construir uma sociedade cada vez mais crítica e democrática”, declara João Leal, CEO e cofundador da Árvore. 

Com o amplo acervo, soluções de gamificação, ferramentas e materiais pedagógicos alinhados à Base Nacional Comum Curricular, a intenção é apoiar a formação de novos leitores em todo o Espírito Santo. Além disso, a Árvore irá oferecer lives de formação para os educadores com o objetivo de explicar como o ambiente virtual funciona e mostrar todas as suas aplicabilidades na prática. Materiais informativos também serão disponibilizados para que os educadores e estudantes possam aproveitar ao máximo as suas vantagens e potencializar todas as etapas do ensino. 

Sobre a Árvore

Árvore é uma solução de leitura digital para instituições públicas e privadas, que tem o objetivo de potencializar a educação e formar cada vez mais leitores no Brasil. Conta com mais de 30 mil títulos e conteúdos de atualidades, sendo uma das maiores edtechs para educação básica do Brasil. A contratação das soluções é feita através de assinaturas por meio da escola ou da instituição, conforme o número de usuários que utilizarão o serviço. Os selos Árvore Livros e Árvore Atualidades utilizam a gamificação para ampliar a frequência de leitura, unindo aprendizagem e jogos. Com um acervo diversificado e atraente, o ambiente virtual também oferece suporte pedagógico aos educadores, sequências didáticas, atividades, relatórios e trilhas de leitura alinhadas à BNCC.

Assessoria de Imprensa: Usina da Comunicação