Muito comum em grandes empresas, a revista institucional é um meio utilizado para conectar clientes, associados, funcionários e o público de um determinado segmento. Esse canal tem como objetivo aprofundar o conteúdo da área da marca a fim de informar os seus leitores sobre as últimas novidades do setor, tendências, iniciativas internas da companhia, anunciar eventos e o que mais a empresa julgar pertinente.
A revista corporativa, como também é chamada, é publicada com uma periodicidade estabelecida, e pode ser feita de forma on-line, impressa ou mix, quando vai para o papel em ocasiões especiais. É importante lembrar que ela não precisa ser focada apenas no público interno da companhia ou no público do setor em geral. Pelo contrário, ela pode ter seu direcionamento ampliado. A publicação pode ser um meio de falar com os clientes, trazendo-os como fonte para as matérias ou mostrando exemplos de marcas do mesmo segmento. Pode, ainda, divulgar promoções internas de cargo, proporcionando reconhecimento aos funcionários.
A revista institucional é, principalmente, um canal de conhecimento, no qual o conteúdo produzido agregará valor aos negócios de companhias do mesmo segmento, seja com cases de sucesso, lançamentos, tendências, dicas e outras novidades da área.
A revista institucional como fortalecedora de parcerias
Uma empresa ou marca que tenha grandes parceiros no dia a dia deve aproveitar a oportunidade de divulgar as ações, iniciativas e lançamentos dos investidores na revista institucional. Essa é uma fonte confiável e de imenso alcance no setor para reforçar a parceria e divulgar o trabalho em conjunto. Com ela, é possível criar imagens de lançamentos de produtos, divulgar eventos, conquistas e acontecimentos de forma orgânica e rápida, informando o leitor com agilidade e deixando-o a par dos serviços ou itens oferecidos por seus parceiros.
Cases de sucesso
A Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) é um exemplo de organização que possui uma revista institucional para informar o público do segmento supermercadista a respeito das novidades do setor. A Revista Super Negócios é um espaço de divulgação das ações tanto institucionais – como eventos, lançamentos, cursos e iniciativas – quanto dos associados da companhia, com inaugurações, celebrações, lançamentos e muito mais. Ela traz, ainda, conteúdos como dicas, tendências do setor e entrevistas exclusivas com importantes profissionais do segmento. Sua primeira edição foi lançada em dezembro de 2017 e, com o tempo, foi se ajustando com o objetivo de passar cada vez mais informações aos seus leitores com os últimos acontecimentos, novidades e tendências do segmento.
Outro case que podemos mencionar é o do Grupo Hel, com a Revista Corporate. O objetivo dela é apresentar para os clientes as novidades do mercado de viagens e eventos corporativos, mostrar tendências e experiências, além de apresentar os fornecedores e parceiros do grupo. O material atinge todos os públicos, inclusive, quem ainda não estava inserido no segmento de eventos. Através do conteúdo, é possível realçar a dimensão de um evento como forma de entrega de conteúdo envelopado de maneira diferente. A revista faz, ainda, a cobertura das premiações do Great Place To Work (GPTW).