Você está visualizando atualmente Workshop de LinkedIn
linkedin

Workshop de LinkedIn

A maior plataforma de conexão profissional, com mais de 500 milhões de usuários pelo mundo, o LinkedIn é, ainda, desconhecido de muitas pessoas que poderiam se beneficiar da rede de relacionamento e ferramentas para alavancar as carreiras.

Ter um perfil completo e objetivo, além de relacionar-se com outras pessoas e empresas/marcas são algumas das práticas levadas em consideração para um perfil de destaque e com mais chances de ser visto e selecionado para uma oportunidade.

Visão de quem contrata

Na opinião de Ricardo Marsili, CEO da agência carioca full service M2BR, da visão de empregador, além do perfil geral do candidato, postura, realizações, a maneira como o candidato se comunica no LinkedIn é muito relevante para uma possível contratação:

– Para contratar alguém que desperta interesse, além de avaliar a vitrine básica do candidato, ou seja, realizar um overview do perfil, também procuro avaliar o que ele publica de artigos, o que comenta, quem segue e, ainda, se participa de grupos profissionais. Isso porque, além de conhecimento, comprometimento e paixão, aquilo que move o candidato, são relevantes para mim e dizem muito sobreo ele -, complementa o profissional que também é professor da M2BR Academy, braço do Grupo M2BR focado em capacitação e desenvolvimento do mercado.

Especialistas em RH recomendam

A executive coach Vera Lorenzo, que também é especialista na busca por candidatos por meio do LinkedIn, acredita o uso da ferramenta por recrutadores só tende a aumentar. Mas se, por um lado, a crescente utilização do LInkedIn por empresas que querem talentos é vantajosa, por outro, a exigência com o perfil dos candidatos é ainda maior.

– O LinkedIn é uma ferramenta de personal branding. Trata-se de como a pessoa se posiciona no mercado. E, mais, como ela atua dentro do LinkedIn é sobre como ela pode usar a ferramenta de storytelling para criar a narrativa da própria carreira, porém, não dizendo apenas o que fez, mas como fez, como atingiu resultados, por exemplo. As empresas querem pessoas que falem, que ajam, que sejam proativas. Então, a participação sólida, comprometida e engajada nesse sentido é, sim, um diferencial do ponto de vista do mercado.

A especialista finaliza, ainda, alertando aos candidatos para que informem o número de telefone, sempre, a fim de que as empresas possam encontrá-lo.
Dicas para melhorar o perfil

– Preencha o máximo de informações possíveis. Inclua todos os requisitos que a plataforma exige e que correspondam ao seu perfil profissional.

– Cuidado com a foto; escolher uma imagem que seja clara e que transmita o que você quer como profissional.

– Headline: no título do LinkedIn, abaixo do nome, colocar as palavras-chaves pelas quais um possível recrutador pode te encontrar. Ex.: engenheiro especialista em meio ambiente e consultor em sustentabilidade.

– Interaja com pessoas. Adicione os decisores das empresas que têm interesse.

– Interaja com essas pessoas e com parceiros por meio de comentários em seus artigos e postagens recomendadas.

– Acompanhe marcas de interesse.

– Participe de grupos profissionais

– Faça postagens sobre o seu mercado de trabalho e assuntos correlatos: pesquisas, dados, artigos, etc.

– Se possível, escreva você também artigos sobre o seu mercado.

Dicas: Edu Costa, professor do curso “Aprenda a ter um perfil de sucesso e alavanque suas oportunidades!”, da M2BR Academy.

 

O QUE NÃO FAZER!

O professor Ricardo Marsili comenta ainda a respeito de algumas posturas que se deve evitar. Tomar posições radicais, comentar assuntos polêmicos, assumir posições que possam desagradar algumas pessoas devem passar longe de quem usa o LinkedIn. “O candidato deve deixar posicionamentos polêmicos para as redes sociais mais pessoais. Queixar-se ou falar mal do emprego anterior também não é interessante”, explica Marsili, alertando ainda para o fato de que pedir vagas desesperadamente ou candidatar-se a toda e qualquer vaga pode ter efeito negativo em vez de chamar atenção para os atributos do candidato.

Empresas também podem incrementar negócios com LinKedIn

E não só apenas pessoas podem se beneficiar do impulsionamento de carreira por meio do LinkedIn. É crescente o número de pequenas marcas que tem aumentado a participação das redes em busca de incremento de negócios ou mesmo vendas.

Sobre o Workshop de LinkedIn

Investimento: De R$350,00 (3x sem juros ou em até 12x de R$24.76)

Data: 18 e 20 de abril

Horário: das 14h às 18h

Local: Rua Barão do Flamengo, 32 – 3º andar

Mais informações: https://academy.m2br.com