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WhatsApp: uma ferramenta do Marketing Digital

Com o avanço dos meios digitais, as pessoas estão cada vez mais conectadas – só no Brasil, um estudo feito pela We Are Social em parceria com a Hootsuite aponta que 66% da população faz uso de redes sociais. Essas estatísticas denotam a importância do Marketing Digital para uma melhor relação com os clientes, pois acompanha esse processo de migração para o on-line ao mesmo tempo em que identifica novos modos de se relacionar com os usuários.

Atualmente, ainda segundo a pesquisa, o Whats App se tornou o aplicativo preferido dos brasileiros, utilizado por 120 milhões de pessoas. Sua popularidade além de lhe render alguns apelidos, como zap e whats, se deu por conta do alto custo de SMS cobrado pelas operadoras de celular, facilitando o envio e recebimento de mensagens entre amigos e familiares. Mas, se antes a plataforma se resumia a uma troca de informações, o que limitava o uso de empresas, essa realidade começou a mudar com a implementações de ferramentas como o WhatsApp Business.

WhatsApp Business

Voltado diretamente para empresas de pequeno e médio porte, uma das diferenças do WhatsApp Business para a plataforma tradicional é a possibilidade de automatizar o primeiro contato com o usuário, atendendo a demandas de quem oferece serviços e produtos.

Há apenas dois meses, outro recurso implementado foi a criação de catálogos em perfis comerciais, agilizando o processo de venda. Assim, es empresas podem adicionar ao catálogo, além da foto do produto, mais informações como descrição, preço e link para direcionamento, fazendo com que o consumidor fique a apenas alguns passos da compra.

O investimento do aplicativo nesse sentido está cada vez maior. Ainda em 2019, foi criada como teste na Índia uma ferramenta de pagamentos conhecida como WhatsApp Payments. O recurso permite a transferência de dinheiro entre pessoas e contas bancárias sem taxas e cobranças. A expectativa é que ainda no início desse ano o recurso já esteja disponível em outros países como o México e o Brasil.

Planejamento estratégico

Com todos esses avanços e o aumento de possibilidades de ações, é preciso ter um planejamento estratégico para melhorar o relacionamento com os clientes. O Marketing Digital entra como um meio de fazer com que o Whats App não se limite apenas a um aplicativo para chegar até a pessoa, mas que também se coloque à disposição dela.

Além do atendimento automatizado e a importação de um catálogo de produtos, as empresas podem realizar promoções exclusivas para os usuários do aplicativo, bem como divulgar conteúdos e gerar listas de transmissões específicas, dividindo os contatos em grupos de interesse.

Mas é preciso tomar cuidado com a quantidade de mensagens enviadas. Se a plataforma entender que a quantidade de mensagens se encaixa como spam, o perfil pode ser bloqueado, o que desperdiçaria todo o esforço investido. O ideal é compreender que o Whats App, alinhado com as demais redes sociais, se tornou uma ferramenta que pode ser usada cada vez mais para estreitar os laços com as pessoas, seja divulgando conteúdo, serviços e produtos, seja disponibilizando um retorno imediato sempre que for necessário.

**Como objetivo da Usina da Comunicação é impactar o maior número de pessoas, em alguns momentos do texto optamos por usar a grafia Whats App (separado), pois o volume de busca no Google dos termos é maior.