Depois da Black Friday aquém das expectativas para a maioria dos varejistas, as vendas no Natal – data mais importante para o comércio – prometem decolar. Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), as vendas de 2023 devem ter um aumento próximo de 5%, traduzindo o maior aumento desde 2013. Na oportunidade, a alta foi de 4,9%. As projeções dos supermercadistas também são animadoras. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), 62% dos empresários de lojas de conveniência, atacarejo e hipermercados acreditam que as vendas deste ano irão superar as de 2022.
A Black Friday decepcionante serve de alerta e aprendizado. Marcelo Reis, especialista em vendas e gestão empresarial e CEO da MR16, aponta dicas para os comerciantes. “Reverter este cenário não é fácil, mas podemos aprender com as empresas que foram bem na Black Friday como o planejamento, antecipação ao cliente e o bom atendimento fizeram e fazem a diferença. Atendimento de qualidade é fidelizar o consumidor de maneira que ele volte e recomende a loja”.
Assertividade é a palavra-chave. A corrida aos clientes não pode ficar para a última hora. “Historicamente, no Brasil, os consumidores fazem as compras perto da data e correm aos que lembram e que foram mais precisos. Assertividade vem de entender o gosto do cliente e sugerir algo que esteja em linha com o seu desejo”, explica o especialista.
Entenda o seu orçamento para o Natal
Os consumidores devem pesquisar, fazer a lista de compras necessária e ter compreensão do que podem gastar. “Janeiro está logo ali e vem com impostos, despesas escolares e a fatura e os boletos das despesas feitas em dezembro. Então, planejamento e disciplina são importantes a fim de não começar 2024 no vermelho”, salienta Reis.
Aos que não podem gastar muito, mas não querem deixar de presentear, o CEO da MR16 dá o direcionamento. “Comprar com antecedência sempre gera uma certa economia.Importante lembrar, a época é de confraternizar, de agradecer o ano que passou e estar junto com as pessoas que gostamos. O presente nesta hora é um complemento à união e ao agradecimento”.
Natal e o otimismo no e-commerce
Os lojistas de shopping apostam no crescimento de 54,8% nas vendas por e-commerce, de acordo com estudo da CNC. Indo ao encontro deste segmento, os varejistas também estão otimistas com as vendas por meio dos canais digitais.