Com o tema “Reaprendendo a aprender”, palestrantes falam sobre educação, conhecimento e superação.
Seguindo o mesmo modelo do TED, série de conferências sem fins lucrativos, que virou fenômeno no mundo, o TEDx acontecerá pela primeira vez em Niterói no dia 10 de maio, no Auditório do Caminho Niemeyer, para 100 espectadores. TEDx é o acrônimo de tecnologia, entretenimento e design, o “x” sinaliza que trata-se de um evento independente.
Evento sugere reaprender a aprender
Abordando a temática “Reaprendendo a aprender”, o evento terá a apresentação de 10 palestrantes que prometem fazer um mergulho nos mais diversos modelos de aprendizagem, conhecimento, futuro e retratos da vida.
O programa TEDx foi desenvolvido em 2009 para ajudar comunidades, organizações e indivíduos incentivando conversas e conexões através de experiências ao estilo TED, ou seja, disseminando ideias.
Nos eventos, a combinação de apresentações presenciais com vídeos TED Talks inspira conversas profundas e conexões locais. Os encontros são planejados e coordenados de forma independente, através de licença cedida pelo TED. Já foram mais de 15 mil eventos organizados mundialmente, com um bilhão de visualizações no YouTube.
Os organizadores, Rafael Romanhol e Éder Monteiro, desejam que os interessados no TEDx “Reaprendendo a aprender” reflitam sobre os diferentes processos de aprendizagem que temos ao longo da vida e que possam utilizar as mensagens de cada palestra para impactar positivamente o maior número de pessoas possível.
“É um convite, um chamamento para o ‘desaprender’, aquela ideia de “zerar o HD”, para se permitir vivenciar coisas novas e, principalmente ao ‘reaprender’, que é se permitir vivenciar o novo e olhar o mundo por outras perspectivas”, afirma Romanhol.
Os organizadores reforçam que as ideias merecem ser compartilhadas, inclusive, a ideia central da plataforma TED é dividir e multiplicar ideias.
“Buscamos sempre como palestrantes pessoas que tenham uma história, uma ideia ou uma mensagem que mereça ser compartilhada com o mundo. Convidamos as pessoas a trocarem ideias e buscarem conexões ”, comenta Monteiro.
O mundo daqui a 20 anos
Pesquisas apontam que até 2020 haverá mais pessoas com idades acima de 65 anos a menores de 15 anos nos países desenvolvidos. Acrescentando isso às mudanças sociais nas estruturas familiares, a globalização do talento e a inovação contínua em tecnologia, é difícil imaginar exatamente o que o mundo será daqui a 20 anos.
Palestrantes Confirmados:
- Blenda Silva – Estudante de Engenharia de Energia
- Carlos Henrique Viard Jr – Professor de Yoga e Meditação, fundador e coordenador do Instituto MAPADEVA
- Daniela Petruzalek – Formada em Análise de Desenvolvimento de Sistemas, ativista pela diversidade e inclusão feminina na área de TI
- George Thomaz Harrison – Psicólogo, especialista em comportamento animal
- Marcio Libar – Ator, diretor e palhaço
- Mauricio Benvenutti – Escritor e empreendedor
- Pietro Mannarino – Médico ortopedista, professor universitário e coordenador do Programa de Residência Médica em Traumato-Ortopedia da UFRJ
- Renan Ferreirinha – Formado em Economia e Ciências Políticas pela Universidade de Harvard
- Tenile Vicenzi – Publicitária
Serviço:
Data: 10 de Maio – Quinta-feira
Local: Auditório do Caminho Niemeyer – Avenida Jornalista Rogerio Coelho Neto s/n; Centro, Niterói.
Horário: De 13h às 19h.
Inscrições pelo site: www.tedxniteroi.com
Vagas Limitadas