A chegada de um novo ano é quase sempre desafiadora para grande parte das empresas. Afinal, é momento de consolidar o planejamento para os próximos 365 dias e definir as metas a serem alcançadas. A assessoria de imprensa pode auxiliar nesse processo ao consolidar a imagem da instituição, auxiliar na criação e consolidação da reputação e abrir espaço na mídia.
O que é assessoria de imprensa?
Assessoria de imprensa é uma atividade da área da comunicação cujo objetivo é construir uma imagem pública positiva de uma instituição, empresa, marca ou profissional através da divulgação de informações estratégicas e do relacionamento com a mídia, mais especificamente, com o jornalismo.
Gestão da reputação
Construir e manter a reputação de um negócio é um dos quesitos mais importantes e desafiadores para qualquer gestão, uma vez que é necessário anos para elaborá-la. Por esse motivo, a equipe de comunicação deve estar, a todo instante, atenta a oportunidades e/ou possíveis situações sensíveis que possam prejudicar a reputação conquistada.
O serviço de assessoria de imprensa pode auxiliar nesse objetivo. Através de estratégias cuidadosamente elaboradas e sempre alinhadas com as metas definidas pelo cliente, é possível se posicionar bem no mercado, se relacionar com diversos atores, ser referência ao jornalismo, transmitir mensagem-chave e fomentar conhecimento na área de atuação.
Relacionamento com a mídia e promoção da credibilidade
A obtenção da credibilidade está diretamente conectada à gestão da reputação. Quanto mais consolidada é a imagem de uma empresa ou marca no mercado e junto à sociedade, maior é a confiança do público em relação a ela. Por esse motivo, os profissionais da assessoria de imprensa irão trabalhar para inserir o seu negócio na mídia, combinando os interesses estratégicos da marca com o apelo jornalístico.
Alcance o seu público-alvo
Mapear, definir e alcançar o público-alvo é outro importante benefício da assessoria de imprensa. Atinja-o ao divulgar iniciativas que o atraia, oferecendo serviços que fazem sentido para a sua realidade. Por isso, a presença em jornais, redes sociais, podcasts, portais e demais veículos jornalísticos é tão preciosa.
Mais vantagens da assessoria de imprensa
- Analisar e monitorar tendências;
- Dar suporte na tomada de decisões estratégicas da alta gestão;
- Aumentar o engajamento dos colaboradores;
- Prevenir e gerir crise;
- Potencializar a atuação da empresa e o aumento das vendas.