Presentes personalizados: marketing promocional gera impacto e fortalecimento da marca
Presentes enviados pela Usina em comemoração aos seus 15 anos de agência.

Presentes personalizados: marketing promocional gera impacto e fortalecimento da marca

Quem não gosta de receber presentes? Ser lembrado é sempre muito bom e demonstra o cuidado e o carinho do outro conosco. No universo corporativo, o agrado, em geral, é pensado em cima de datas comemorativas e são elaborados considerando o perfil do grupo que irá recebê-lo. Despertar curiosidade, divulgar um produto ou um serviço e valorizar o cliente são algumas das possibilidades da ação.

Antes de tudo, é necessário entender que o mimo é, sobretudo, uma ação de marketing para determinada data e/ou acontecimento, como um aniversário, o lançamento de um produto ou um anúncio especial. Afinal, quem não é visto, não é lembrado.

Ao longo dos anos, a prática do envio desses kits passou por diversas modificações, o que é corriqueiro no ramo do marketing. Porém, ela permanece sendo uma das melhores ações de divulgação e reconhecimento. Nesse sentido, as redes sociais tornaram-se aliadas. As empresas passaram a investir ainda mais nessa estratégia, de enviar presentes personalizados para influenciadores digitais e famosos, na expectativa de serem postados por eles. Hoje, mostrar o “recebido” de forma orgânica funciona como parte da ação e gera reputação. 

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Cases: Boca Rosa e Juliette Freire 

O cuidado na hora de pensar e montar o mimo é uma das etapas mais importantes para a ação, pois os objetos precisam casar com quem recebe e, ao mesmo tempo, apresentar o projeto. A digital influencer Bianca Andrade, conhecida também como Boca Rosa, ao lançar sua marca de maquiagens distribuiu para as colegas de profissão uma mala recheada de produtos. A ação, claro, foi bastante comentada nas redes e despertou a curiosidade do público em conhecer a marca de produtos de uma das influenciadoras mais relevantes do país. Outro exemplo mais recente é da ex-BBB e, agora, cantora, apresentadora e digital influencer Juliette Freire, que, ao lançar seu EP enviou presentes personalizados com itens das marcas que é garota propaganda e casou um burburinho em torno do seu novo trabalho. 

Ação impactou a comemoração de 15 anos da Usina da Comunicação

No último mês, a Usina da Comunicação completou 15 anos de mercado. Como parte da comemoração, a agência enviou aos clientes e aos parceiros uma caixa personalizada oferecendo uma experiência, que resultou na sua promoção no ambiente digital. “Comemorar 15 anos de mercado é muito importante para o nosso grupo, chegar nesse grau de maturidade é marcante e, entre outros motivos, só foi possível por conta dos clientes que conquistamos ao longo desse tempo. Por isso, retribuir carinho, atenção, afeto e criatividade era uma necessidade. Foram exatamente esses sentimentos que tivemos ao pensar na nossa ação”, comenta Claudia Abreu Campos, fundadora da agência.

O kit foi tratado e elaborado através de pesquisa. “Queríamos um mimo que simbolizasse relacionamento, afeto e pausa. Assim, chegamos no café, que representa tudo isso para as pessoas no momento do cafezinho e é aceito em 98% dos lares brasileiros. Tínhamos o desejo que os presenteados parassem e olhassem para a Usina com esses sentimentos. Vivemos tempos corridos e tensos. Parar é preciso até mesmo para criarmos”, detalha Claudia. De acordo com a fundadora da agência, não são todas as empresas que conseguem permanecer 15 anos no mercado de forma saudável e com uma imagem positiva, então, para o grupo, foi importante chamar atenção das pessoas para esse ciclo que a agência completou, o que é motivo de muito orgulho e credibilidade.


A caixa com os dizeres “se expresse” continha café gourmet Florada, da marca Três Corações, em pacote e na versão drip coffee,. O café foi escolhido a dedo por ser um microlote produzido exclusivamente por mulheres, onde 100% do lucro é revertido para as cafeicultoras. O mimo ainda oferecia biscoitos artesanais, coador de café de pano balança, caneca com a nova marca da Usina, moleskine e um card com QR Code apontando para o manifesto da empresa. A ação foi a responsável por informar, para aqueles que não sabiam, que a agência estava debutando e forçar o posicionamento da agência.  Além dos stories gravados pelos clientes e parceiros, a ação trouxe diversos comentários: “o kit é de muito bom gosto, estão de parabéns!”, “obrigada pela lembrança, muito sucesso!”, “o máximo, adorei os presentes!”, quanta delicadeza. Vocês pensaram em tudo”