Orla carioca recebe projeto de acessibilidade
Praia Para Todos promove atividades esportivas na Barra e em Copacabana

O PRAIA PARA TODOS, organizado pelo Instituto Novo Ser, iniciou a temporada de atividades inclusivas nas praias do Rio de Janeiro. A 11ª edição acontece aos sábados e domingos, na Barra da Tijuca (posto 3) e, em Copacabana (em frente à Rua Júlio de Castilhos), das 9h às 14h. O objetivo é garantir momentos de acessibilidade e esporte às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Além disso, os organizadores buscam contribuir para a mudança na qualidade de vida e da autoestima dos participantes.

O banho de mar assistido, vôlei sentado, frescobol, stand up paddle, piscina infantil e handbike fazem parte das atividades gratuitas do projeto.

Um dos maiores desafios da iniciativa é expandir o modelo para outras praias.  “É um modelo pioneiro e que deu certo. Mudamos esse paradigma de que uma pessoa deficiente não pode frequentar a praia. Precisamos alertar a sociedade sobre a acessibilidade. Se até a praia, que era um ambiente de difícil acesso, tonou-se acessível, outros lugares e setores precisam também ser”, ressalta Ricardo Gonzalez, um dos coordenadores.

Ao todo, serão 50 pessoas envolvidas, entre fisioterapeutas, professores de educação física terapeutas ocupacionais e voluntários. O Praia Para Todos, até o momento, já contemplou cerca de 6.500 pessoas diretamente e 20.000 indiretamente.

Serviço:

Período: até 28 de abril de 2019

Sábados e domingos: das 9h às 14h

Barra da Tijuca – Posto 3 (Praça do Ó)

Atividades: banho de mar, vôlei sentado, frescobol e piscina infantil

 

Copacabana – Em frente à Rua Júlio de Castilhos, próximo ao metrô da estação General Osório)

Atividades: banho de mar, handbike, stand up paddle e piscina infantil.

O programa conta com o apoio do INSTITUTO NISSAN e patrocínio da empresa MICHELIN.