Mais arriscado que mudar é continuar fazendo a mesma coisa, Peter Drucker

Hoje, há marcas que resistem à ideia de investirem em seus próprios canais de comunicação. Não há dúvida que eles são mais seguros e livres. Seguros, pois estarão “no ar” ou “na terra”, conforme o desejo da instituição. Livres, pois terão suas próprias regras, o que pode ser até mais coerente com os valores da organização. Com isso, NÃO significa que as organizações devem sair dos canais bombados (das redes sociais). Não é isso mesmo! Claro que não! Só gostaríamos de alertar sobre a importância das empresas terem na mão a sua comunicação. Comunicação boa precisa de informação sincera, relevante, bem apurada, ser pensada de maneira ampla (interna e externa), com convergência e humanizada.

E, fazendo um recorte para o marketing de conteúdo, que visa o engajamento do público, há dados interessantes da pesquisa “O Status do Marketing B2B”, que ouviu 330 profissionais de Marketing, que gostaria de compartilhar:

* Produzir e administrar conteúdo como estratégia de inbound marketing é uma das apostas do meio corporativo em 2020.

* O principal objetivo com a prática é gerar vendas.

*Mais de 85% das empresas brasileiras pretendem aumentar a produção de conteúdo neste ano.

Com a procura intensa dos consumidores por conteúdo relevante, os profissionais de Marketing e de Comunicação Corporativa passaram a investir com mais força não somente nas redes sociais, mas também em blogs e sites com espaços para notícias próprias. Com o público-alvo bem desenhado e com as pautas pensadas e produzidas para tal público, esses canais ajudam muito no posicionamento das empresas nas buscas do Google, por exemplo, e na conversão dos famosos leads.

Vale muito a pena investir em canais próprios. Planeje, minere o conteúdo de interesse da sua organização, execute o que foi proposto com assiduidade, tenha compromisso com o seu consumidor, trabalhe as mensagens-chaves, entregue conteúdo relevante e inédito, monitore, analise os resultados e volte a planejar.

 

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