O que aprender com Karol Conká sobre gerenciamento de crise
Desde que saiu do confinamento, a rapper colocou em prática sua estratégia para gerenciamento de crise

Karol Conká está se saindo muito bem. Não, você não leu errado. Desde que deixou o “Big Brother Brasil 21” na noite da última terça-feira (23), a rapper mostrou que fez o dever de casa do gerenciamento de crise direitinho: assumiu os erros, pediu desculpas, detalhou o que vai fazer para que esse mesmo comportamento não se repita e demonstrou o desejo de recomeçar, de uma forma diferente.

Crises não são novidade no mundo da comunicação, mas as redes sociais tornaram os movimentos mais rápidos, intensos e viscerais. Totalmente expostas, as marcas precisaram se preparar ainda mais para encarar o público. Quem está na virtrine o tempo todo sabe que não é importante apenas ter um discurso bem encaixado com o momento em que vivemos. É preciso agir de acordo com o que se espera de alguém com essa fala. Quando isso não acontece, a receita do bolo desanda mesmo.

Para quem acha que a Karol foi treinada, após sair da casa, no suposto intervalo criado para prepará-la para o que estava por vir, um recado bem direto: parem as máquinas da teoria da conspiração. É impossível fazer isso no improviso, em cinco minutos. O que ela teve foi uma equipe bem preparada, que muito provavelmente desenhou cenários e a treinou para diversas situações antes mesmo dela ser confinada.

Bem articulada e disciplinada, a rapper, ao sair, colocou em prática o plano de contingência que já devia estar desenhado para uma situação como essa. E devia haver outros planos, para diversas outras situações, que jamais iremos conhecer. A saída de seu parceiro de jogo, Nego Di, pode ter acendido uma luz para que Karol entendesse o que poderia estar acontecendo aqui fora e, já treinada, pudesse preparar a melhor estratégia para pôr em prática após a sua eliminação.

Os resultados parecem ser animadores. Sites especializados já informam que ela recuperou pouco mais de 200 mil seguidores dos que haviam sido perdidos em sua conta no Instagram. Será que ela vai tombar de novo? Só o tempo vai dizer.