Você está visualizando atualmente GRÁTIS – Cinema Nosso oferece formação em letramento racial para educadores
As inscrições estão abertas para professores e estudantes de pedagogia de todo o Brasil. Foto: Divulgação

GRÁTIS – Cinema Nosso oferece formação em letramento racial para educadores

A Instituição Sociocultural Cinema Nosso está com inscrições abertas para a formação em “Letramento Racial e Cultura Digital”, uma oportunidade aos educadores da rede pública e privada, estudantes de pedagogia, licenciaturas em geral e licenciados de áreas afins. O curso, que faz parte do 9º Festival Super Hacka Kids, é gratuito e on-line. As aulas irão acontecer de 01/10 a 26/11, às terças-feiras, das 19h às 21h, via Google Meet. As inscrições serão até 26 de setembro, às 12h, pelo formulário.

A formação irá promover debates essenciais sobre letramento racial e como o audiovisual pode ser aliado na educação. A proposta do curso é investigar o papel das produções audiovisuais no processo de letramento racial e a sua contribuição para a implementação da Lei nº 11.645 de 2008, de inclusão da história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar. Para que essa incorporação seja feita de forma eficaz, é necessário que educadores entendam acerca da temática. 

“O termo Letramento Racial está em alta , mas notamos que o seu uso é empregado de maneira superficial e com base no senso comum. Logo, essa formação é uma oportunidade de aprofundarmos nossos estudos e entendermos o que os pesquisadores do campo das relações étnico-raciais têm a nos dizer a respeito do tema”, destaca Carlos Vieira, coordenador de Infâncias e Famílias do Cinema Nosso.  

As aulas serão ministradas por Thaís Lourenço, psicóloga clínica, mestranda em Relações Étnico-Raciais no Cefet/RJ e Pós-Graduada em Direitos Humanos, Saúde e Racismo pela FIOCRUZ. A profissional é uma ativa pesquisadora no campo da saúde, na produção de subjetividades e interseccionalidades, com experiência e formação em Produção Cultural e Eventos, além de atuar em várias comissões do Conselho Regional de Psicologia – CRP-RJ e co-coordenar a Articulação Nacional formada por Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es) dedicadas(os) a estudos, ações e formações voltadas para o enfrentamento do racismo, a promoção de saúde mental e o bem viver da população negra brasileira – ANPSINEP-RJ e o grupo Conexões Psi.

O Festival Super Hacka Kids é apresentado pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, via Lei Municipal de Incentivo à Cultura e Dataprev, e conta com o patrocínio do Edital Retomada Cultural através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, além dos patrocínios da RioFilme e Prefeitura do Rio de Janeiro.

Sobre o Cinema Nosso

A Instituição Sociocultural Cinema Nosso é um centro de inovação e tecnologia que, ao longo de sua trajetória, trabalha para proporcionar experiências de inclusão para jovens de favela, periferias e de outros espaços populares. É reconhecido como uma das maiores escolas populares de audiovisual na América Latina, com mais de 10 mil jovens impactados pelas formações nas áreas de audiovisual, inovação e impacto social.