O Dia do Consumidor, celebrado no dia 15 de março, tem se consolidado como uma das principais datas do varejo brasileiro, sendo chamado, com frequência, de Black Friday do primeiro semestre.
Em 2024, o período movimentou R$602,8 milhões, segundo dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio – SP). De acordo com a Neotrust, as vendas on-line durante a Semana do Consumidor cresceram 13,9% em relação ao ano anterior, o que representou um aumento de 11%.
Marcelo Reis, especialista em vendas e gestão empresarial e CEO da Consultoria MR16, explica que, para 2025, a expectativa é de um crescimento impulsionado por estratégias promocionais agressivas e pela crescente adesão dos consumidores às compras on-line. “A tendência, assim como foi com a Black Friday, é que, ano a ano, a data ganhe mais relevância tanto por parte dos comerciantes quanto dos compradores”, analisa.
Dicas para os varejistas faturarem no Dia do Consumidor
Com o objetivo de preparar os profissionais do varejo para terem sucesso nas vendas no Dia do Consumidor, o especialista elaborou algumas dicas. Confira a seguir:
- Ofereça frete grátis ou subsidiado: o custo desse item é um fator decisivo, pode aumentar a taxa de conversão;
- Aprimore a experiência de compra: invista em um site eficaz, de fácil navegação e com processo de pagamento confiável, mas simples;
- Utilize Inteligência Artificial (IA): implemente chatbots para atendimento imediato, personalize recomendações de produtos e otimize a gestão de estoque com ferramentas baseadas em IA;
- Invista em marketing digital: crie campanhas segmentadas e utilize redes sociais a fim de engajar o público e ofertar suas mercadorias;
- Prepare o atendimento ao cliente: garanta o bom treinamento com o propósito de responder rapidamente as dúvidas e possíveis problemas, proporcionando uma experiência positiva que incentive a fidelização;
- Planeje: o maior erro é a falta de planejamento para vender, treinar e deixar tudo pronto na data. Até mesmo avaliar as compras de anos anteriores ajuda na assertividade de estoque e na abordagem ao cliente.
Clientes devem ficar atentos aos detalhes
Não é novidade que, em épocas de promoções, os golpes são frequentes. E no Dia do Consumidor não é diferente. Por isso, é preciso ter cautela no momento da compra. Para te ajudar, Reis separou alguns pontos importantes para ficar de olho na data e comprar com segurança. Veja abaixo:
- Verifique a reputação da loja: antes de efetuar a compra, pesquise avaliações e comentários sobre o estabelecimento/ vendedor;
- Compare preços: utilize ferramentas e aplicativos a fim de assegurar que o desconto oferecido é real e vantajoso;
- Desconfie de ofertas muito abaixo do mercado: valores extremamente reduzidos podem ser indicativos de golpes ou produtos de qualidade inferior;
- Confira a confiabilidade dos sites: verifique se possuem certificados de segurança e opte pelos que tenham boa reputação. Use cartão virtual, ele adiciona uma camada extra de proteção nas aquisições;
- Guarde registros da compra: salve e-mails de confirmação, recibos e capturas de tela das ofertas considerando eventuais necessidades futuras;
- Esteja atento à política de devolução: em alguns casos essa prática gera uma grande dor de cabeça ao consumidor.
Com planejamento, inovação e cautela, é possível aproveitar todas as oportunidades do Dia do Consumidor sem cair em armadilhas. Enquanto os varejistas devem investir em boas práticas para atrair e fidelizar clientes, os consumidores precisam estar atentos para garantir que suas compras sejam realmente vantajosas. A cada ano, a data ganha mais relevância no calendário do comércio, e quem se preparar com antecedência certamente sairá na frente.
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