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(Foto: Freepik)

Dia das Mães é a data mais importante do 1° semestre para o comércio

Neste ano, o Dia das Mães será celebrado no dia 14 de maio, e os lojistas estão atentos para a ocasião. A data é a mais importante para o comércio na primeira metade do ano. Fica atrás somente do Natal em relevância para as vendas. No ano passado, Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE) apontou que o movimento no Dia das Mães cresceu 28,6% nos shopping centers de todo o Brasil, entre os dias 2 e 8 de maio, em comparação com o mesmo período de 2021.

Marcelo Reis, especialista em vendas, gestão empresarial e CEO da MR16, explica que a relevância da data se deve por ela englobar uma série de setores: “A Páscoa, por exemplo, é mais voltada para chocolates e alimentação, o presente de Dia das Mães tem muito mais possibidades. Os que têm mais condições financeiras, podem pensar em um carro ou uma viagem, e os outros, com menos fôlego na carteira, pode ser uma roupa, calçado, livro, perfume e tantos outros. Então, a data envolve o varejo de uma maneira geral”.

77% dos brasileiros pretendem presentear no Dia das Mães

Os consumidores estão prontos para comprar. No Rio de Janeiro, o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec-RJ) realizou um levantamento com mais de 800 cariocas, e 77,2% dos entrevistados pretendem presentear no Dia das Mães, com uma movimentação financeira estimada em R$714,3 milhões. Enquanto isso, Rio Grande do Sul,  a Fecomércio-RS entrevistou 826 pessoas, e 46,6% afirmaram que irão comprar presentes na data. Em São Paulo, o Sindicato do Comércio (Sindicomércio) espera um aumento de 7% nas vendas. Outro levantamento, feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mostrou que 77% dos brasileiros pretedem adquirir um presente na data.

Reis comenta haver uma grande expectativa em relação à data, mas pede cautela: “Isso pode não refletir em um faturamento maior. Estamos em um momento econômico de desaceleração, então, o resultado pode ser positivo, mas não tão grande quanto o setor espera e precisa. O período pode ser útil para quem procura  emprego, com vagas temporárias. Dia das Mães sempre é um bom cenário, as lojas precisam reforçar o time de vendas de forma à melhor atender a alta demanda de clientes.

Orientação para consumidores e lojistas na data comemorativa

O especialista recomenda que os lojistas comecem a anunciar com antecedência as ofertas: “Se deixar para última hora, é capaz de encontrar consumidores já decididos em uma compra ou com presente na mão. Outra medida é criar grupos de mensagens, anunciando promoções, de modo a atingir o público cativo e, se necessário, ter conversas mais diretas”

Um ponto importante é ter uma preparação da loja física, levando em consideração as sensações levantadas pela data. “Venda também é sentimento, então, é importante a pessoa entrar no estabelecimento e se sentir abraçado pela ocasião, explica o especialista. Ele reforça a necessidade de treinamento, especialmente, diante de novas contratações. Não adianta ter um time de vendas grandes, mas mal treinado, com um monte de vendedores que não sabem o que fazer, e o consumidor acaba tendo uma impressão ruim do seu empreendimento”.

Aos consumidores, Reis avisa da importância do orçamento para não estourar o gasto e gerar dívidas. “Entender o quanto pode gastar e utilizar a internet para realizar pesquisas de preço, encontrando a melhor oferta”, pontua. Além disso, Marcelo Reis recomenda evitar compras de última hora. “Você acaba comprando o que tem, não consegue olhar a qualidade, precisa de uma entrega rápida que nem sempre está disponível. O ideal é começar já agora a procurar o presente que pretende dar, conclui.