Você sabe quais são as tendências de comunicação previstas para o ano que vem? Com a proximidade da chegada de 2025, esse é o momento ideal para as organizações se reestruturarem e planejarem as suas novas metas e objetivos. Parte fundamental de qualquer instituição, a comunicação não pode ficar de fora desse processo. Com a intenção de te auxiliar nessa etapa, separamos as tendências de comunicação que vão estar em alta em 2025. Confira!
O futuro é omnichannel
Independentemente do modelo de negócio da empresa, a presença no digital é um requisito para a sobrevivência de qualquer marca, seja no serviço de atendimento daqueles que já são clientes ou na venda que alcançará novos públicos. Por esse motivo, é necessário integrar todos os canais de comunicação – redes sociais, e-mail, chatbots, WhatsApp, dentre outros – com o objetivo de proporcionar uma experiência fácil, rápida e satisfatória.
Lembre-se: uma interação assertiva com o seu consumidor cria um elo importante de confiança. Dessa forma, é possível atingir a fidelização, tornando-o um ator relevante na propagação da marca e de suas características.
Inteligência artificial segue firme como tendência de comunicação
Falar em inteligência artificial em 2025 não é exatamente uma novidade. Afinal, o assunto vem sendo bastante debatido nos últimos anos. Sempre em transformação, ela chegou para ficar, principalmente quando falamos em estratégia de comunicação.
A ferramenta pode auxiliar os tomadores de decisão a identificar tendências, mudanças de comportamento do consumidor, prever cenários e a atingir novos públicos, fatores decisivos nas metas de qualquer negócio. Porém, é necessário entender que a validação deve sempre passar por mentes humanas antes da estratégia ser aplicada. A IA existe a fim de auxiliar o gerenciamento e a gestão, embasando decisões, e não com o intuito de definir o caminho a ser seguido.
Comunicação interativa
Comunicar nunca foi tão fácil e, ao mesmo tempo, desafiador. Em um momento onde somos bombardeados de conteúdos e informações de todos os lados e a qualquer momento, entender a estratégia de comunicação mais adequada ao seu negócio/produto é crucial.
Ao pensar nas redes sociais, invista em vídeos curtos e de fácil engajamento, tais quais os modelos criados para o TikTok Reels e o Instagram Shorts. Apostar na interatividade com o propósito de conquistar a atenção do cliente é uma das principais dicas para incluir no seu planejamento de 2025.
Siga ligado no ESG
Por último, mas não menos importante, está o ESG. Com o aumento dos eventos climáticos e dos conflitos sociais, a responsabilidade socioambiental segue em alta. Além disso, no ano que vem, o Brasil sediará a COP 30, a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, em Belém, fator que aumentará a cobertura midiática sobre o assunto. Com isso, as empresas podem aproveitar o engajamento para falar sobre o assunto e, consequentemente, divulgar as ações da sua marca.
Cuidado: é importante que esse engajamento não aconteça de forma proveitosa e sem fundamento, apenas visando o hype do assunto. Utilize a tendência de forma honesta e responsável, mostrando que a instituição se importa verdadeiramente com o assunto. Surfar na onda de forma irresponsável pode trazer consequências negativas!
Estar por dentro das principais tendências da comunicação para 2025 é uma excelente forma de iniciar o ano e planejar as metas e os objetivos para os próximos 365 dias, sempre em conexão com o seu público-alvo. Afinal, uma comunicação bem planejada reflete em resultados positivos e impulsiona o sucesso do seu negócio.
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