As empresas estão cada vez mais conscientes e preocupadas em adotar práticas sustentáveis não apenas em suas operações, mas, também, nas suas comunicações. Mais do que uma sigla bastante comentada atualmente, o ESG (Environmental, Social e Governance ou Ambiental, Social e Governança, em português), preza pelo equilíbrio desses três pilares a fim de voltar a atenção e os cuidados para a sociedade, o negócio e o planeta como um todo.
Um estudo conduzido pela consultoria McKinsey & Company, em setembro de 2023, publicado no relatório “Sustainable Investing: The Art of the Possible”, aponta que as empresas que integram práticas sustentáveis em suas estratégias de negócios têm 21% a mais de retorno sobre o investimento do que aquelas que não priorizam o ESG. Tal resultado evidencia a importância de adotar uma cultura orientada ao ESG de maneira genuína.
Dicas para uma comunicação alinhada ao ESG
Quando pensamos em ESG, transparência é a palavra-chave. Ou seja, não adianta afirmar a preocupação da sua companhia com o meio ambiente se, na prática, ela está desperdiçando água, papel ou despejando poluentes nos rios. Ou, ainda, dizer que zela pelo bem-estar dos colaboradores, quando na verdade a organização tem líderes tóxicos, uma comunicação abusiva e sem segurança psicológica no ambiente de trabalho.
Para te ajudar a tornar a sua comunicação alinhada à pratica, apresentar os seus esforços e despertar o interesse do público, trouxemos três dicas:
1- Comunique os investimentos da empresa em relação aos princípios ESG: os consumidores valorizam as organizações que compartilham abertamente os seus impactos ambientais, iniciativas sociais e práticas de governança.
2- Humanize a sua marca: apresente cases e pessoas por trás das ações sustentáveis da empresa. Isso cria uma conexão emocional com os stakeholders e mostra que a organização segue os princípios corretamente e os incorpora, de fato, em sua cultura.
3- Use mídias sociais de forma estratégica: as redes sociais são poderosas ferramentas para transmitir valores e ações de ESG. Utilize as plataformas digitais para compartilhar conquistas e metas atingidas e para engajar a comunidade em debates relevantes. E, mais, compartilhe regularmente relatórios de progresso sobre as práticas ESG adotadas.
Riscos ao deixar o ESG de lado
Ao não fazer a execução dos princípios ESG em sua comunicação, uma empresa corre o risco de perder grandes oportunidades e até mesmo de ter sua reputação abalada, pois os clientes estão cada vez mais atentos e preferem se associar a marcas que compartilham os seus valores.
Além disso, o ESG também influencia nas tomadas de decisões financeiras de investidores, logo, as organizações que não adotam essa abordagem podem não receber investimentos ou identificar uma diminuição no número de parcerias estratégicas fechadas.
O futuro da comunicação empresarial e o ESG
Alinhar a comunicação com os princípios ESG não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para as empresas que buscam prosperar em um mundo cada vez mais consciente. Ao adotar uma abordagem transparente, humana e estratégica, as organizações são capazes de fortalecer a sua reputação e contribuir para um futuro que preze pelos três pilares do ESG: ambiental, social e governança.
Como está a comunicação da sua empresa? A sua comunicação já está alinhada aos princípios de ESG?