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Comunicação Interna – peça fundamental para nutrir relacionamentos internos e externos às empresas

A Comunicação Organizacional visa projetar a imagem das organizações em públicos externos e internos gerando os sentimentos de reconhecimento, pertencimento e admiração. Segundo material divulgado pela Fundação Getúlio Vargas, uma imagem corporativa positiva é fruto de dois fatores: melhor mix de produtos e serviços e boas práticas empresariais.

O primeiro, diz respeito à entrega do melhor produto e excelência nos serviços prestados. Já quanto às práticas empresariais, os princípios giram em torno da ética, transparência, políticas de RH e engajamento da própria organização.

Uma das formas de se colocar em prática a comunicação interna estratégica e assertiva é mantendo uma boa relação com os seus stakeholders. Além disso, é recomendável traçar um plano de relacionamento com a imprensa (opinião pública) e apostar no gerenciamento de possíveis momentos de crise.

 

Público interno – Como impactá-lo?

Apostar em estratégias de endomarketing (marketing interno) é fazer com que todos os colaboradores recebam a mesma mensagem ao mesmo tempo. Esta prática ajuda a diminuir ruídos que possam surgir entre funcionários e evita a famosa rádio corredor. Nesse sentido, adotar canais de comunicação internos, tais como jornais, revistas, intranet e quadros de aviso, é uma ótima solução.

 

Imprensa – Estabeleça relacionamento positivo

A assessoria de imprensa é um serviço essencial para uma empresa que quer se resguardar em situações de crise e pretende trabalhar a sua imagem externamente. Uma matéria ou nota que retrata algum feito positivo constrói um resultado mais satisfatório do que o da publicidade quando se pensa em reputação.

 

Gerenciamento de crise – O que fazer?

Um momento de crise é quando uma organização passa por um episódio inesperado. Nesse contexto, a figura de um porta-voz é fundamental para representar a imagem da empresa. Para alcançar um preparo sólido, o profissional precisa passar por um processo de media training. Nesta situação, a comunicação jamais poderá ficar na inércia e sem estratégia definida. Estar bem munido é fundamental.

Não há organização social que se estabeleça sem a comunicação. Nas empresas, isso não é diferente. Assim, pensar em práticas de gestão focadas em uma comunicação assertiva é essencial para um bom relacionamento com todos os stakeholders e para o tempo de vida das companhias.

 

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