Comunicação e saúde nos tempos de pandemia
imagem_comunicacao_e_saude

Comunicação e saúde nos tempos de pandemia

Em dezembro, a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE) realizou, em parceria com a Johnson e Johnson Medical Devices Companies a webinar “Saúde em foco: o papel estratégico da comunicação na pandemia”. O evento, ao qual participamos como ouvintes, debateu o papel da comunicação no atual cenário pandêmico.

O tema nos levou a analisar a nossa experiência de trabalho junto ao mercado da saúde. Ao longo desses anos de atuação, adquirimos experiências no segmento atendendo empresas de home-care, de educação em saúde, clínicas, pesquisadores e ONGs.
Atualmente, a Usina da Comunicação atende a Fresenius Medical Care, fornecedora de insumos e serviços clínicos para o tratamento de hemodiálise, a Strattner, focada em produtos médico-hospitalares com diferenciais tecnológicos e a Instramed, indústria de monitores cardíacos, cardioversores e desfibriladores.

Analisando as práticas da Johnson e Johnson Medical Devices Companies, da Amil e do A.C. Camargo, empresas participantes do debate da ABERJE foi possível perceber e confirmar que todas elas apostaram na produção de conteúdo de forma massiva com orientações preventivas, destacando, inclusive, a importância do isolamento social. Por aqui, na Usina, não foi diferente: nossos clientes investiram na comunicação interna. As pautas apresentavam informações relevantes sobre as empresas e os cuidados de saúde necessários aos colaboradores para o enfrentamento do coronavírus.

Comunicação na prática

Na Fresenius, somos os responsáveis pela produção de conteúdo do jornal interno e do site institucional. Nesse momento, as produções estão sendo pensadas como uma forma de atualizar os colaboradores sobre as medidas tomadas pela companhia durante o período de pandemia: medidas preventivas, orientações e dicas sobre saúde física e mental e home office, por exemplo. Já no site, abordamos temas como os cuidados que os pacientes renais precisam ter no atual contexto, a importância de manterem a vacinação em dia e, também, histórias inspiradoras dos pacientes e dos próprios profissionais da companhia.

Para a Comunicação da Strattner, um dos principais canais internos é a intranet, onde produzimos matérias com informações sobre as ações de cada área, medidas preventivas contra a Covid-19, eventos e dicas voltadas à rotina do colaborador. Além disso, apostamos em melhorias de SEO para conteúdos do blog e artigos para as redes sociais. Estratégias que humanizam e atingem os profissionais de diversas regiões da empresa.

Nos dois casos, as instituições oficiais são as principais fontes de informações para as produções. A Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde e a Fiocruz são ótimos exemplos. Também usamos o conhecimento dos especialistas das instituições para o desenvolvimento dos conteúdos.

Com base nos exemplos das outras companhias e da experiência com os nossos clientes, pudemos observar que a comunicação, sobretudo no período de pandemia, tem sido fundamental para manter o diálogo entre empresa e colaborador, assim, os veículos internos ganharam ainda mais importância. Comunicar bem é multiplicar informação com conteúdo.