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Assessoria de comunicação inclui produção de conteúdo, consultoria em diversidade e assessoria de imprensa (Imagem: Freepik)

Como a assessoria de comunicação pode impulsionar os resultados do seu negócio

Dentro de uma organização, seja ela pública, privada, de médio ou grande porte, a comunicação é uma das ferramentas indispensáveis para o bom funcionamento do negócio. Entre outras atribuições, é essa a área que vai planejar todas as ações e estabelecer uma relação da empresa com os públicos interno e externo de forma saudável, constante e transparente.

O serviço de assessoria de comunicação está dentro desse escopo e inclui demandas que vão desde o desenvolvimento de estratégias, planejamento, até produções de conteúdo e gestão das mídias sociais. A execução correta dessas frentes alcança um dos principais objetivos dentro dessa estrutura: impulsionar os resultados.

Conheça as atribuições da assessoria de comunicação

A Usina da Comunicação, agência com quase duas décadas de atuação no mercado, oferece os serviços de assessoria de comunicação. Entre as possibilidades de atuação, estão:

  • criação de estratégias de comunicação interna e externa;
  • produção de conteúdo para diferentes canais;
  • consultoria em diversidade e inclusão;
  • planejamento para as mídias sociais;
  • auxílio na otimização de conteúdos através de SEO.

Assessoria de Imprensa

Área responsável pelo relacionamento com os veículos de imprensa a fim de gerar mídia espontânea para empresas, profissionais, projetos e organizações sem fins lucrativos. Através desse serviço, é possível criar estratégias e divulgar os clientes para que sejam citados de forma positiva em notícias, entrevistas e reportagens, gerando autoridade dentro do segmento. A assessoria de imprensa é uma aliada poderosa na construção de reputação das marcas.

Produção de Conteúdo

O escopo de produção de conteúdo é bastante amplo, pois engloba a elaboração de materiais para blogs, sites, jornais e revistas digitais e/ou impressos, newsletters, e-mail marketing, landing pages e conteúdo para as redes sociais. O material é produzido de acordo com o objetivo do cliente, seja para aumentar o número de seguidores, melhorar a reputação, gerar maior conversão, dialogar de forma mais efetivas com o público interno, etc.

Consultoria em diversidade

Já a consultoria em diversidade e inclusão é responsável por auxiliar as empresas no âmbito da gestão de pessoas, contribuindo com diagnósticos, sensibilizações, capacitações, eventos, adequação de processos, assessoria para uma comunicação inclusiva e geração de impacto através da equidade.

Como colocar em prática as atribuições da assessoria de comunicação

A estratégia é um dos pontos fundamentais para conquistar resultados que são, principalmente, aumentar o faturamento e fortalecer a marca positivamente. Para isso, é necessário que os tópicos listados anteriormente sejam desenvolvidos de maneira pensada. Tendo isso em mente, confira mais detalhes sobre cada prática:

1 – Uma das principais frentes da assessoria de comunicação é a assessoria de imprensa. É essa ferramenta que vai trabalhar o relacionamento da marca com o jornalismo e a mídia de forma geral. É a ponte entre a empresa e os veículos de comunicação. Através dela, é possível fortalecer a imagem da marca e gerar valor.  

2 – A atuação em diferentes frentes da organização inclui ações de comunicação interna. Ferramentas como intranet, jornal interno, jornal mural, dentre outras, são capazes de atrair um olhar de pertencimento dos colaboradores, e tem um funcionamento proveitoso. Por meio dela, a gestão consegue manter uma relação próxima com a equipe e fazer com que ela esteja sempre por dentro dos acontecimentos.

3 – A produção de conteúdo deve estar alinhada aos objetivos e valores da marca. Com isso, é necessário analisar o que se deseja alcançar para pensar numa estratégica ligada aos objetivos. Implementar ferramentas como técnicas de SEO para atingir o público-alvo é um exemplo de boa prática.

4 – Na era digital, as redes sociais são a primeira alternativa que as pessoas procuram quando querem encontrar uma empresa ou serviço. Por isso, é importante que esses canais estejam sempre atualizados com conteúdos que vão além dos serviços oferecidos, como assuntos ligados aos valores da marca.

Agora que já explicamos todos os benefícios e o que a assessoria de comunicação contempla, que tal começar a colocar em prática? Se quiser, nos procure para saber melhor sobre os nossos serviços.