Considerado o maior feriado festivo do ano, no Brasil, o carnaval arrasta multidões por diversos cantos do país e fomenta a cultura popular. A época, considerada, também, um grande incentivo para a economia, é uma oportunidade para as marcas pensarem em campanhas exclusivas a fim de atingirem seus públicos-alvo e, com isso, aumentarem o engajamento e fortalecerem o seu nome.
Mas, qual você diria que é a categoria mais lembrada pelos foliões durante o carnaval: bebidas, roupas, comidas ou produtos de beleza? E como as marcas podem aproveitar esse período para reforçarem a entrega de seus produtos? Confira a seguir!
Fabricantes de bebidas estão no topo quando o assunto é carnaval
De acordo com a pesquisa “Ainda somos o país do Carnaval?”, da MindMiners, quando perguntadas sobre a primeira marca que vem à cabeça quando o assunto é carnaval, 25% das pessoas mencionaram a Brahma, 16% Skol, 5% Coca-Cola, 3% Heineken e 3% Itaipava. Ou seja, as bebidas lideram a lista dos itens mais lembrados pelos foliões.
Já segundo uma pesquisa da Wake Creators, além da categoria mencionada, as roupas, viagens e cuidados pessoais também aparecem como segmentos estratégicos para a data. Os itens de vestuário representam 48%, enquanto os serviços de turismo totalizam 39% e cuidados pessoais 34%. Tais indicadores evidenciam uma chance de se destacar e faturar durante a época festiva.
Carnaval: união de criatividade e cautela
As empresas têm a oportunidade de investirem em campanhas para alcançarem ainda mais destaque durante o evento. Seja para aqueles que curtem os blocos de ruas, as festas privadas ou até mesmo o churrasco em casa com a família, elas precisam, sobretudo, entregar uma excelente comunicação para o público-alvo. Para isso, pensar em detalhes como o clima, o conforto, a diversão e, principalmente, a segurança podem fazer com que elas tenham destaques positivos nas suas ações.
Entretanto, é importante lembrar que nem tudo é só festa e celebração. Ao desenvolverem campanhas publicitárias destinadas ao Carnaval, as marcas devem se atentar para evitar abordagens que possam ser interpretadas como machistas, sexistas, homofóbicas, racistas ou que transmitam outras formas de discriminação e preconceito. Além de ofenderem o público, essas ações podem gerar repercussões negativas significativas para a imagem da empresa. O cuidado com a segmentação, o estudo do público, das necessidades da população e a atenção ao meio ambiente ao longo do processo também são pontos que contribuem para o sucesso da entrega e na prevenção de possíveis crises. Afinal, cada vez mais as marcas têm o dever de estarem atentas e alinhadas às questões que envolvem e respeitam o público e o planeta.
Portanto, o recado que fica é: investir em campanhas personalizadas, que dialoguem com o seu público, que sejam detalhistas e cuidadosas. Criatividade e responsabilidade é o caminho para uma campanha de sucesso, não só no carnaval. Até porque, quando o assunto é festa, os brasileiros dão o nome e o sobrenome.