Você está visualizando atualmente Café e consumo consciente: mudança em prol de um planeta mais sustentável
Entenda como o consumo consciente da bebida pode impactar o meio ambiente (Imagem: Freepik)

Café e consumo consciente: mudança em prol de um planeta mais sustentável

Você sabe qual é a relação entre café e consumo consciente? Uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo, ela desempenha um papel fundamental em diversas culturas e sociedades. Mas, não para por aí! Diante dos desafios globais relacionados à sustentabilidade e à responsabilidade social, o café tornou-se uma peça-chave para repensarmos os nossos hábitos de compras e a relação com o meio ambiente, evidenciando a nossa preocupação com o consumo consciente.  

Café e sustentabilidade

A produção de café está diretamente ligada à sustentabilidade. A adoção de práticas agrícolas que respeitem o meio ambiente, promovem a conservação do solo e que utilizam métodos de cultivo orgânicos contribuem para preservar o ecossistema e garantir a qualidade do grão a longo prazo. Ao optarmos por cafés cultivados de forma sustentável, colaboramos com o planeta e para a valorização das comunidades produtoras.

Consumo consciente e a prática ESG

Hoje, mais do que nunca, o consumidor tem um papel importante no mercado. Através do seu poder de compra, ele é capaz de moldar a forma como a indústria produz, mostrando quais são os pontos que realmente fazem a diferença para que ele adquira determinado item. 

De acordo com o estudo feito pela Union + Webster, consultoria americana, 87% dos brasileiros preferem comprar de empresas que exercem práticas sustentáveis. Um indicador relevante de que o país está cada vez mais preocupado com o consumo consciente. Portanto, se uma indústria cultiva os grãos de forma irregular, polui os rios em sua fabricação ou transporta os itens de forma extremamente poluente, por exemplo, ela deixa de ser uma opção considerada pelos consumidores. 

Pensando no universo do café, as iniciativas em prol do meio ambiente não param de crescer. Além da produção e da logística sustentáveis, o cliente que preza pelo consumo consciente também leva em consideração o pós-uso. Ou seja, ele quer destinar o filtro ou a cápsula utilizada no preparo da bebida para o local correto, a fim de contribuir com o ciclo sustentável. 

Atualmente, existem marcas de café que instalam pontos de coleta de cápsulas utilizadas, por exemplo, além de empresas que produzem xícaras, colheres e demais utensílios envolvidos no preparo da bebida, feitos da madeira de árvore de café. 

Consumo consciente e a qualidade 

Pensando no consumo consciente de uma das bebidas mais populares do planeta, a qualidade ultrapassa qualquer outro fator, como aroma, preço ou fabricante. Para isso, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) conta com o Programa de Pureza e Qualidade, que assegura que o café está no nível exigido, livre de quaisquer impurezas.

Para isso, a ABIC realiza, periodicamente, uma análise dos lotes de cafés disponibilizados para a venda nos supermercados. Ela seleciona, de forma aleatória e em diferentes regiões do país, algumas amostras. Feito isso, tira da embalagem original, descaracterizando qualquer indício da marca, e envia para análise em laboratório. Após a avaliação, se alguma impureza for detectada, a Associação notifica a empresa produtora, solicita o recolhimento do lote do mercado e fornece um prazo para a correção. Caso não seja cumprido, o fabricante é notificado. 

Optar por um consumo consciente é selecionar produtos de qualidade e que respeitam os limites do meio ambiente.