Assessoria de Imprensa!

Nem todos os contratantes do serviço de Assessoria de Imprensa possuem a clareza do que realmente estão comprando. Não é raro recebermos aqui na agência profissionais/instituições que confundem a função do assessor com a função do publicitário.

De forma “bemmm” resumida vamos tentar esclarecer: o assessor de imprensa tem de gerenciar a relação entre o assessorado e a imprensa. Na prática, quer dizer que o assessor deve manter o feeling de repórter, ou seja, perceber e apurar informações (dentro do universo do cliente) extraindo dados que sejam úteis ao jornalismo e, naturalmente que colaborem com visibilidade positiva do assessorado, seja uma empresa, uma ONG, um atleta ou um profissional liberal.

É preciso ficar claro: é um trabalho árduo, de construção de imagem, de relacionamento e de cunho jornalístico. Portanto, o assessor deve conhecer muito bem a história da empresa, os pontos fortes e as fragilidades, os concorrentes, os serviços, o perfil da equipe, os valores e a missão, estar atualizado sobre possíveis planos de expansão, desafios e possível crise.

A imagem abaixo (não sabemos de quem é crédito) ilustra bem a diferença entre o assessor de imprensa e o publicitário.

assessoriadeimprensa-usinadacomunicacao