Você está visualizando atualmente Assessoria de imprensa não se comunica só com o jornalismo
Desenvolvimento da comunicação ampliou o escopo de atuação da assessoria de imprensa (Imagem: Freepik)

Assessoria de imprensa não se comunica só com o jornalismo

O termo assessoria de imprensa ganhou muitas atualizações nos últimos anos, a maioria delas com o objetivo de acompanhar as transformações pelas quais a atuação desse profissional passou nas décadas mais recentes. Desde assessoria em comunicação até PR, a sigla em inglês para public relations, as sugestões de mudança apontam na mesma direção: atualmente, essa modalidade não fala mais apenas com o jornalismo.

Desde a popularização da internet e o crescimento das plataformas de tecnologia, em especial as mídias sociais, o profissional, que antes cuidava “apenas” da relação entre empresas e a mídia tradicional, teve de considerar uma série de outras atividades em sua rotina habitual. Quais?

Influenciadores e assessoria de imprensa

O impacto maior, talvez, envolva o relacionamento com os influenciadores digitais. Dentro das grandes empresas e das agências de comunicação, há profissionais responsáveis, exclusivamente, por esse contato. Mas, como esse novo ator do universo da comunicação faz, também, parte da nova configuração da mídia, tudo o que ele fala, ou posta, acabou se tornando, por consequência, foco de atenção para esse novo formato de assessoria de imprensa.

Além dos grandes influenciadores midiáticos, há, ainda, os que estão circunscritos ao universo de atuação de cada marca. Cada setor tem uma quantidade específica de profissionais que se dedicam àquele assunto, se aprofundam nos temas e, por conta desse comportamento, ganham autoridade na abordagem de questões relacionadas.

Inteligência artificial

Outro fator que promete impactar o trabalho de assessoria de imprensa no futuro próximo é a expansão das plataformas de inteligência artificial generativa. Com o crescimento de funcionalidades como o Chat GPT e outras possibilidades do mercado, a capacidade de comunicação do profissional de assessoria de imprensa vem sendo colocada à prova.

Especialistas sobre o assunto defendem que os profissionais humanos terão os seus lugares garantidos nas cadeiras do futuro porque a sua capacidade de tomar decisões estratégicas não terá competição com as máquinas. Independentemente desse debate, quem trabalha com assessoria de imprensa terá um desafio extra: entender de onde surgiram as informações e quem as produziu.     

Quais mudanças você já notou no seu dia a dia de trabalho com assessoria de imprensa?