Na última semana de fevereiro, a Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), apresentou a Pesquisa Tendências da Comunicação Interna 2025, realizada em parceria com a Ação Integrada. O estudo, baseado na participação de mais de 200 empresas, revelou as principais inovações, desafios e estratégias para a área neste ano.
Comunicação interna e a valorização das emoções
A Pesquisa Tendências de Comunicação Interna trouxe números e percentuais divididos em dois blocos. O primeiro, de tendências, destaca que 47% das empresas devem intensificar a segmentação nas narrativas, 45% fazer mais uso de linguagem visual, 44% promover mais transparência com mensagens claras e 43% valorizar as emoções a fim de aumentar o vínculo entre empresa e colaboradores.
Além disso, o segundo mostra quatro desafios: engajar lideranças como comunicadores (59%), comunicar a estratégia e cultura da empresa (51%), fazer a comunicação chegar aos públicos operacionais (42%) e melhorar a mensuração e a gestão de dados em Comunicação Interna (41%).
A relevância da saúde mental
Durante sua explanação, Adevani Rotter, fundadora e diretora-presidente da Ação Integrada, compartilhou números de uma pesquisa da McKinsey e Company, que envolve colaboradores do mundo todo, sobre os drivers de satisfação na vida das pessoas. As informações chamam para uma reflexão:
- – 25% satisfação no trabalho;
- – 36% saúde mental;
- – 39% outros.
O estudo destrinchou o que significa satisfação no trabalho:
- – 39% relacionamento interpessoal;
- – 35% trabalho interessante;
- – 26% outros.
Nos drivers de satisfação interpessoal e relacionamento no trabalho, 86% consideram o relacionamento com a liderança e 14% o relacionamento com os colegas. “De um modo geral, quando a comunicação dos colaboradores não está boa, eles não estão falando do relacionamento com os canais e sim com as lideranças”, afirma a diretora-presidente da Ação Integrada.
Pegando o gancho do tema anterior, a Pesquisa Tendências da Comunicação Interna 2025 aponta as iniciativas via liderança com maiores focos:
- – 93% eventos de alinhamento com as pessoas gestoras dos times;
- – 85% eventos de executivos com colaboradores;
- – 82% sistematização de rituais de conversas e reuniões na empresa;
- – 80% treinamentos e ações para desenvolver gestores como comunicadores.
Tema diversidade cai 21 pontos
A diversidade, equidade e inclusão segue como tema prioritário na comunicação interna, entretanto, em relação a 2024, esse item caiu 21 pontos de acordo com a pesquisa. “Não vejo como perda de importância, as empresas atingiram a maturidade. Elas mudaram a narrativa, pois é algo consolidado. Hoje, vemos mais dados de realidade. Anteriormente, era necessário muito letramento e campanha. Mas, é claro que a grande maioria das corporações no Brasil ainda estão engatinhando nessa questão na prática”, finaliza Adevani.