ENGENHEIRO DE CUSTOS: PROFISSIONAL ESSENCIAL NO ATUAL CENÁRIO DE GERENCIAMENTO DE OBRAS
Você sabe qual é importância desse profissional na engrenagem de um projeto?

Dia 27 de maio comemora-se o Dia Nacional do Engenheiro de Custos. Conhece a importância desse profissional na engrenagem de um projeto? O profissional de custos é o responsável por analisar e controlar os gastos de uma obra, que incluem aspectos como a concepção do projeto ou empreendimento, viabilidade técnico-econômica, análises, diagnósticos, prognósticos e tudo o que envolve estimar, planejar e projetar números relativos às etapas de uma obra ou empreendimento.

Segundo Paulo Dias, presidente do Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos, IBEC, o engenheiro de custos precisa estar preparado para lidar diretamente com outras áreas como a Gestão de Projetos, Gestão de Contratos, Planejamento, Licitação e Gestão Pública. “Sem o custo da obra adequado ocorre o que estamos presenciando no país, ou seja, diversas obras paralisadas ora por valores baixos ora por valores muito elevados. E torna-se evidente que a boa gestão dos custos torna-se fundamental”, comenta.

Nesse cenário, Dias se dedica para que mais profissionais da área sejam devidamente habilitados para a função. “Ministro cursos com esse teor há décadas e, em 2001, já como presidente do IBEC, lançamos a pós-graduação em Engenharia de Custos, pioneira e única”, conta. Com o título de MBA em Gestão e Engenharia de Custos, a especialização forma centenas de profissionais por ano. Fato que contribui para o progresso da Ciência de Custos e, consequentemente, da Engenharia nacional.

Outra formação indicada aos profissionais que buscam qualificação no ramo é o Curso de Gestão na Construção. Trata-se de um Módulo Internacional, na categoria de curso de extensão, oferecido pelo IBEC em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, FEUP, que terá início no dia 21/07 (sábado). A carga horária do curso poderá ser acrescentada à carga horária total de alguns cursos de MBA e pós-graduação do IBEC.

Senado institui Dia Nacional do Engenheiro de Custos

De acordo com dados de 2013 da Secretaria Nacional do Consumidor, 22% das reclamações na área de construção civil e habitação correspondiam ao descumprimento de contrato por parte das construtoras. Por esta razão, o engenheiro de custos, cada vez mais, passa a ocupar uma posição fundamental durante todo o processo de obras.

Sancionada no dia 22 de junho de 2017, a Lei 13.453/2017, que institui o Dia do Engenheiro de Custos, a ser comemorado no dia 27 de maio, tem o objetivo de valorizar o ramo das engenharias focado na elaboração e validação de orçamentos e planejamento de custos e do fluxo de caixa.

Em homenagem ao Dia do Engenheiro de custos, o IBEC vai presentear seus novos alunos. Os 30 primeiros que se matricularem em um curso de MBA ou pós-graduação do instituto, entre os dias 21/05 (segunda-feira) e 01/06 (sexta-feira), ganharão o Módulo Internacional.