Usina da Comunicação promove evento sobre empregabilidade e pessoas com deficiência
Bate-papo acontece no próximo dia 22/10

Quando a discussão sobre a contratação de pessoas com algum tipo de deficiência vem à tona, logo o Decreto 3.298, que estabelece cotas para contratação de Pessoa com Deficiência (PCD) para empresas, com 100 ou mais funcionários, é citado, mas precisamos avançar para além do Decreto. Um olhar crítico, macro e aberto às mudanças se faz necessário.

É bastante corriqueiro ouvirmos as empresas alegarem que, na maioria das vezes, é muito difícil encontrar profissionais PCD qualificados no mercado de trabalho.

Por outro lado, os profissionais que estão em busca de uma oportunidade afirmam que a vontade das organizações está longe de ser inclusiva. Há avanços, não se pode negar, entretanto as políticas empresariais ainda optam por contratar pessoas que tenham deficiências que não demandam grandes mudanças físicas no ambiente e, ainda, que não impactem tanto na produtividade.

Uma pesquisa realizada pelo I.Social, em 2016, apontou que, 86% das companhias pesquisadas contratam somente o que é estipulado pela Lei de Cotas (Lei 8.213/91). Um dos maiores obstáculos enfrentados por pessoas com alguma deficiência é justamente a colocação no mercado de trabalho. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 45 milhões de brasileiros, quase 24% da população, possui algum tipo de deficiência. Falar em inclusão é falar de mudanças, de repensar concepções e abrir novos horizontes. Precisamos desfazer a imagem estereotipada que PCD são lentos, menos produtivos, mais caros etc.

A Usina da Comunicação tem o compromisso social de provocar mudanças e um dos caminhos que encontramos foi promover encontros para discussões transparentes, objetivas e que consideramos necessárias. Venham conversar conosco no bate-papo “Empregabilidade e Pessoas com Deficiência”, que visa promover uma conversa franca sobre a inclusão de pessoas com deficiência nas empresas e organizações.

#PraCegoVer: fundo em tons de azul e branco, com texto em branco e azul marinho. No lado esquerdo há informações sobre o evento Empregabilidade e pessoas com deficiência com e-mail para inscrição, atendimento@usinadacomunicacao.com.br, data, 22 de outubro, hora, das 9h às 12h, endereço, Rua Correia Vasques, 250, Miniauditório, 1º andar, bairro Cidade Nova. Do lado direito da arte tem fotos da Mariana Rosa, Nathalia Santos, Eloise Brillo e Alessandra Malta Rollo. Abaixo das fotos tem os créditos com nome da empresa/instituição e função que representam. As quatros são mulheres jovens. A Nathalia, mediadora, é cega e negra. As palestrantes não são deficientes e são brancas. No rodapé da arte tem o logo da organizadora do evento, a Usina da Comunicação, e das empresas que apoiam o evento: Souza Cruz, BR Petrobras e Coca-Cola Brasil.

 Serviço:

Bate-papo “Empregabilidade e Pessoas com Deficiência”

Data: 22 de outubro

Horário: das 9h às 12h

Local: Petrobrás (BR) Distribuidora

Endereço: Rua Correia Vasques, Cidade Nova, Rio de Janeiro

Inscrições por e-mail: atendimento@usinadacomunicacao.com.br