O que é inclusão digital?
Instituto Novo Ser e UFRJ lançam software de reconhecimento de voz que garante inclusão digital no Brasil

O software XULIA será lançado no próximo dia 10, segunda, às 9h30, na UFRJ.

O Instituto Novo Ser, em parceria com o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ), irá lançar no Brasil o software de reconhecimento de voz “XULIA”, promovendo gratuitamente inclusão digital.

O evento será às 9h30,  10/07 (segunda-feira), no Prédio do CCMN, na Ilha do Fundão.

O programa foi criado pelo desenvolvedor Antonio Losada González, da Universidade de Santiago de Compostela, para auxiliar o seu primo Ricardo Gonzalez, tetraplégico e integrante do Instituto Novo Ser, a utilizar o computador. O Instituto colaborou com a realização de testes e indicações para o aperfeiçoamento do programa.

O software é inspirado no MOTRIX, desenvolvido pelo professor José Antônio Borges, da UFRJ, e é aplicável para Windows. O diferencial do programa em relação a outros do mercado é a possibilidade do usuário ditar textos em fala corrente no idioma português. Para isso, o XULIA faz uso da tecnologia Google, que permite comunicação com a máquina por meio de ditado contínuo. Dessa forma, não é necessário que se aplique uma linguagem especial para ele, como ocorria nos programas criados anteriormente.

O XULIA é capaz de reconhecer mais de 140 comandos, que permitem executar aplicações, manusear o mouse, simular cliques e funcionalidades do teclado. Ele também possibilita que o usuário o configure de maneira personalizada, criando direcionamentos próprios, além de permitir a utilização do mouse conforme o movimento da cabeça.

Para ensinar os interessados a utilizarem o software, o Instituto Novo Ser oferecerá uma assessoria gratuita sobre inclusão digital para as pessoas que apresentem algum tipo de limitação sensorial e motora. O serviço contará com recursos como aplicativos de acessibilidade, indicações de órteses, ferramentas que auxiliam a funcionalidade, e adaptações para a utilização de computadores com maior independência.

Quem se interessar, deve agendar previamente as suas sessões pelo telefone (21) 3904-2614 ou pelo e-mail novoser@novoser.org.br.

 

Serviço
Lançamento do Programa XULIA: 10 de Julho – Segunda-feira
Horário: 9h30

Local: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais – NCE/UFRJ
Av. Athos da Silveira Ramos, 274
Prédio do CCMN, Cidade Universitária
Ilha do Fundão Rio de Janeiro