A importância da especialização para o sucesso profissional
Pós-graduação e MBA potencializam as chances de salários mais atrativos

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente: formação de qualidade, domínio de línguas estrangeiras e conhecimento aprofundado na área de atuação são características relevantes no momento da avaliação do currículo. Os cursos de pós-graduação e MBA, por exemplo, são excelentes maneiras de continuar estudando e colocar em prática o que foi ensinado na graduação.

Além de potencializar as chances de salários mais atrativos, o aperfeiçoamento agrega valor e conteúdo para o indivíduo, tornando-o mais interessante para as empresas. Segundo dados do Sistema Nacional da Pós-Graduação (SNPG), nos últimos quatro anos o Brasil teve um crescimento de 25% no número de programas de pós-graduação.

A graduação prepara o aluno nos conhecimentos básicos e genéricos da área de formação. Já a pós-graduação proporciona o aperfeiçoamento e a atualização das técnicas e tecnologias da área de especialização escolhida, sendo um degrau importante na carreira profissional. “Os cursos de engenharia, por exemplo, muitas vezes não informam aos alunos sobre as competências e exigências do mercado de trabalho. Dessa maneira, a visão abrangente do negócio da engenharia fica em segundo plano. Os cursos de pós-graduação lato sensu, MBA ou especialização, oferecem a possibilidade de direcionar e agilizar o desenvolvimento profissional após a graduação, tornando muito mais efetivo o crescimento da carreira, especialmente para os recém-formados”, declara Fernando Camargo, professor do MBA em Gestão e Engenharia de Custos do Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC).

Gestão de custos na construção civil

Seguindo o exemplo citado, a engenharia de custos é a área da engenharia onde princípios, normas, critérios e experiências são utilizados para resolução de problemas de estimativa de custos, avaliação econômica, de planejamento e de gerência e controle de empreendimentos. Essa modalidade tão importante, inclusive na administração pública, não é aprofundada durante a vida acadêmica, tornando a especialização uma alternativa positiva para quem deseja seguir na área.

“Profissionais despreparados ou mal informados sobre os conceitos, métodos de avaliação, acompanhamento e controle, certamente representam grande risco para os empreendimentos, podendo comprometer os aspectos econômicos ou financeiros – e muitas vezes a própria implementação de tais empreendimentos. Dentro do cenário econômico atual, de grande desenvolvimento de inovações técnicas e de novos modelos de negócios, ser capaz de estimar custos, realizar avaliações econômicas e planejar o controle dos empreendimentos é uma vantagem para o profissional em ascensão”, destaca Camargo.

Funcionários qualificados: receita para o sucesso

Atualmente, muitas empresas investem no aperfeiçoamento como forma de elevar a qualidade de seus funcionários e, consequentemente, reverter lucros e eficiência para a instituição. De acordo com um estudo realizado pela Deloitte, empresa de auditoria e consultoria empresarial, o número de organizações com equipes dedicadas à educação corporativa aumentou 42%, em 2016.

Embora concorrido e exigente, o mercado corporativo prioriza aqueles que possuem experiência e vontade de crescer. Independente da área a ser seguida, é necessário entender que investir em educação e formação de qualidade é a melhor maneira de alcançar o sucesso profissional.