A IMAGINAÇÃO POLÍTICA BRASILEIRA
Cinco ensaios de história intelectual

A Editora Revan lança A Imaginação Política Brasileira – cinco ensaios de história intelectual. O livro reúne o conjunto de cinco ensaios escritos por Wanderley Guilherme dos Santos sobre o pensamento político brasileiro, resultantes da primeira pesquisa efetuada de forma sistemática e exaustiva sobre o assunto, e que se tornaram o grande marco dos estudos no âmbito das ciências sociais. A afirmação de que havia uma elite intelectual brasileira cujo pensamento deveria ser estudado para compreender os dilemas contemporâneos do Brasil constituiu sempre uma tese e um horizonte da pesquisa para o autor.

De que modo a realidade social aparece estruturada na percepção dos analistas sociais do passado? Particularmente, como veem o desdobrar da disputa política? É uniforme, homogênea e idêntica essa percepção ou existem rupturas, descontinuidades e diferenças? Como romper o dilema entre ordem liberal oligárquica e autoritarismo progressista em que a história política do Brasil parece aprisionada? Como distinguir entre liberalismo político e liberalismo econômico, de modo a garantir o papel do Estado democrático na redução do passivo social do país? É sobre tais questões que se debruça a obra, que oferece o conjunto de uma interpretação clássica sobre o Pensamento Político Brasileiro.

“A pesquisa começou por solicitação de Álvaro Vieira Pinto, seu antigo professor na Faculdade Nacional de Filosofia da UFRJ. Vieira Pinto pretendia suprir a carência de registros bibliográficos que pudessem ser utilizados como fonte de consulta adequada, capaz de alargar o conjunto reconhecido de obras representativas da filosofia brasileira”, conta Christian Lynch, organizador da obra.

Conversão às ciências sociais

Na companhia de Car­los Estevam Martins, Wanderley Guilherme dedicou-se à leitura de obras dos séculos dezoito e dezenove na seção de livros raros da Biblioteca Na­cional e na Biblioteca do Serviço Social do Comércio (SESC).

À medida que progressivamente se desinteressava pela temática mais metafísica desta literatura, Wanderley descobria, como que casualmente, obras de vários autores listados como filósofos e de outros não incluídos nesta catego­ria, que versavam sobre a sociedade e a política do Brasil no século XIX. Wanderley começou então seu processo de “conversão” às ciências sociais.

Ficha Técnica

Editora: Revan

Autor: Wanderley Guilherme dos Santos

Organizador: Christian Edward Cyril Lynch

Preço: R$ 48,00

ISBN: 9788571065963

Idioma: Português

Edição:

Encadernação: Brochura

Número de Páginas: 216

Formato: 16 X 23 X 1