GPTW REALIZA LANÇAMENTO DA LISTA MELHORES EMPRESAS PARA TRABALHAR NO RIO
O papel das Empresas na Evolução Digital

O GPTW – Great Place To Work – realizou na manhã desta segunda-feira (29/01), o evento de Lançamento da Lista Melhores Empresas Para Trabalhar no Rio de Janeiro 2018 com o tema: O Papel das Empresas na Evolução Digital. O Hotel JW Marriott, localizado em Copacabana – Zona Sul carioca recebeu o lançamento. Ruy Shiozawa (CEO do GPTW Brasil), Elias de Souza (diretor-geral do Banco Losango), Janaina Souza (gerente de marketing, cultura e clima do Banco Losango) e o professor e estudioso em inovação, Gil Giadelli, comandaram o bate-papo. O Grupo HEL foi o responsável pela organização.

Ruy Shiozawa abriu o dia com uma provocação à plateia. “o que sua organização está fazendo em relação à transformação digital?” Ele deu alguns minutos para o público debater em duplas sobre tais práticas e, em seguida, alguns presentes quiseram dividir com todos algumas medidas relacionadas ao tão falado mundo digital. Segundo Alessandra Cabral, da Unimed-Rio, a implementação do workplace – facebook corporativo – melhorou consideravelmente a comunicação interna.

Para o CEO do GPTW Brasil, o RH das corporações precisam estar no centro da transformação digital. “A equação inovação = pessoas é primordial para a evolução digital. Estou muito confiante para 2018. Estou notando as pessoas mais animadas e bloqueando as questões políticas do país”, afirma Shiozawa.

Em seguida, foi a vez de Elias de Souza e Janaina Souza – do Banco Losango – entrarem na conversa. A Gerente de Marketing, Cultura e Clima salientou a importância de focar nas pessoas. “Neste contexto de evolução digital, é fundamental as pessoas serem o centro das atenções e não os softwares. Nossa transformação acontece de dentro para fora. Usamos as pesquisas do GPTW para saber a temperatura da empresa e contratamos um instituto de pesquisa. Constatamos que os colaboradores mais novos querem ser protagonistas. A partir das pesquisas realizadas, mudamos o estilo dos comunicados. Agora, mais leves, resumidos e com links”.

Só tecnologia não resolve

A manhã de segunda fechou com a palestra de Gil Giardelli. Ao longo de sua explanação, o professor e estudioso em inovação falou sobre Mundo V.U.C.A. (um acrônimo em inglês, que o define como volátil, incerto, complexo e ambíguo), O ser humano no centro de tudo e a quarta revolução industrial.

Durante a palestra, Giardelli apresentou um vídeo destacando a importância dos robôs para pacientes em estado terminal. E fez questão de enaltecer que apenas tecnologia não é sinônimo de sucesso, estratégia e novos paradigmas são primordiais. Pegando carona no assunto, o professor destacou uma citação de Alvin Toffler, escritor e futurista norte-americano. “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar a aprender”. Em uma atmosfera de muita descontração, Giardelli encerrou a palestra com seu robô humanoide dançando ao som de Michael Jackson.

A divulgação das empresas premiadas acontecerá no dia 31 de julho, no Vivo Rio, com o tema: Copa do Mundo. Será uma cerimônia para mais de 800 pessoas.