Dicas de oratória
A boa oratória é a alma de todo empreendedor bem-sucedido

Segundo a matéria “A arte do discurso”, divulgada na revista Gestão e Negócios, pela jornalista Juliana Klein, a boa oratória é a alma de todo empreendedor bem-sucedido. A habilidade de se expressar bem é a melhor aliada na hora de vender o produto, e, segundo especialistas, é decisiva para atingir os objetivos.

É de extrema significância que a mensagem transmitida possua transparência e segurança para não causar impacto negativo ou duvidoso nos ouvintes. Em uma reunião de negócios com investidores, por exemplo, a presença da confiança no momento da apresentação determinará o sucesso ou o fracasso, uma vez que as pessoas percebem sinais de nervosismo, ainda mais quando não há domínio sobre o conteúdo. Para ficar atento a esses detalhes e entender melhor a importância da boa locução, confira algumas dicas abaixo extraídas da matéria:

Conhecimento: O domínio do tema é fundamental em uma apresentação. Evite a redundância e a sensação de dúvida, que são danosas à sua imagem. A confiança e a persuasão estão diretamente associadas a uma boa recepção do produto ou ideia.

Respiração: É fundamental que a respiração esteja alinhada com a sua dicção, para evitar falta de ar e sensações de pânico. Treinar a respiração ajuda a manter a calma e a concentração.

Autocontrole: O nervosismo, além de prejudicar no desenvolvimento das ideias, pode ocasionar insegurança, interferindo negativamente na transmissão da mensagem.

Postura: A postura corporal diz muito sobre a pessoa. Manter o corpo ereto, evitar o excesso de expressões manuais e manter contato visual são excelentes maneiras de causar uma boa impressão. É preciso, também, ter cuidado com o tom de voz. Manter um ritmo calmo, dando a impressão de confiança, sem parecer autoritário.

Vocabulário: A escolha das palavras é de grande utilidade, podendo causar um impacto positivo ou negativo, dependendo da situação. Sentenças como “Eu acho” devem ser substituídas por “Eu penso” ou “Eu acredito”, causando a impressão de certeza e confiança nas suas proposições.

Embora seja importante, a prática de uma boa oratória não é adquirida de uma hora para oura, por isso, vale sempre a pena se aperfeiçoar sobre novas técnicas e maneiras.