CINCO DICAS PARA CONSEGUIR A APROVAÇÃO NA PROVA DA EPCAr
Alunos intensificam preparação para a aeronáutica

A prova da EPCAr – Escola Preparatória de Cadetes do Ar – acontecerá no dia oito de julho, domingo. O momento é de intensificar os estudos e de se preparar de maneira correta em um exame tão concorrido. No ano anterior, foram 97 candidatos para uma vaga.

A EPCAr é uma instituição de ensino médio de referência. É a porta de acesso à Academia da Força Aérea e à carreira de oficial da Aeronáutica. O coordenador da área militar do Elite Rede de Ensino, Rafael Sabino, dá cinco dicas para os estudantes conseguirem a aprovação.

  • Conhecer o edital

Os editais das provas da aeronáutica são caracterizados pelo detalhamento em relação às provas escritas. É necessário conhecê-lo a fundo para saber quais assuntos o aluno deve estudar e como funciona a correção da redação, levando em consideração todos os critérios usados. Além da prova escrita, os exames médicos são bastante rígidos, principalmente, em relação à visão e à coluna.

  • Fazer Simulados

Outra informação importante retirada da leitura do edital é o formato da prova. O estudante deve se acostumar com a quantidade de questões e o tempo necessário para fazer a redação. Um simulado bem feito é uma excelente oportunidade de estudos e aprimoramento da estratégia de execução da prova, como uma bússola para guiar o aluno em um ajuste no plano de estudos.

  • Plano de Estudos

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos alunos é o que e como estudar. O volume de conteúdo costuma assustar o candidato. Quando este possui um plano de estudos organizado, cobrindo todos os assuntos mais relevantes e bem distribuído durante a semana, o estudo flui de uma maneira menos estressante. Além disso, o plano de estudos faz com que o candidato tenha uma medida do seu progresso e possa ajustar o curso rumo ao sucesso.

  • Estudar em grupo

Uma poderosa ferramenta contra o desânimo, a perda de foco e o famoso “só hoje” é o estudo em grupo. Um grupo pode funcionar muito bem para incentivar o candidato nos momentos difíceis.

Outro ponto importante são as múltiplas habilidades: uma pessoa pode ser melhor em português e outro em matemática. Em um grupo de estudos essas características se complementam sinergicamente.

  • Fazer provas antigas

Nos últimos anos, as provas da EPCAr têm se caracterizado por variar pouco o padrão de questões e os assuntos abordados. Sendo assim, a resolução de provas anteriores prepara o aluno para o que poderá ser abordado no grande dia.

Essas provas devem ser tratadas como um simulado, observando o tempo de prova, em um lugar calmo e sem interrupções. A mesma atenção deve ser dada à redação, atentando para os critérios de correção descritos no edital. O sonho de ser militar é possível por meio de dedicação e organização.